Últimas Notícias

Dia Mundial da Água: ABES-SP promove webinar sobre a importância da água e do Saneamento para a saúde e a qualidade de vida

O evento foi apresentado por Luis Eduardo Grisotto, diretor da ABES-SP e  coordenador da CT Recursos Hídricos da seção, com a convidada especial Mara Ramos, superintendente do DAEE, que falou diretamente de Nova Iorque.  

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado no dia 22 de março, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção Paulo (ABES-SP) promoveu o webinar “A importância da água e do saneamento para a saúde e a qualidade de vida”, nesta sexta-feira (24).  

O evento online foi apresentado por Luis Eduardo Grisotto, diretor da ABES-SP e  coordenador da Câmara Técnica de Recursos Hídricos da seção, com a convidada especial Mara Ramos, superintendente do DAEE – Departamento de Águas e Energia Elétrica e associada da ABES-SP, que falou diretamente de Nova Iorque.  

Na abertura do evento, Grisotto explicou que a convidada Mara Ramos está participando da Conferência da Água da ONU (Organização da Nações Unidas) de 2023, coorganizada pelos governos da Holanda e do Tajiquistão, que tem como tema central “Acelerando ações para um futuro sustentável”. 

Mara Ramos detalhou sua experiência de participar da Conferência da ONU, um evento cuja preparação se iniciou há seis meses.

A engenheira contou que diversos profissionais brasileiros estiveram presentes no evento como representantes da ANA (Agência Nacional de Água e Saneamento Básico) , AESabesp (Associação dos Engenheiros da Sabesp) e do governo do Rio de Janeiro. 

“É um evento inspirador, em que há muita troca de conhecimento”, ressaltou. “Um ambiente em que ouvimos todas as declarações dos países que têm compromissos ambientais relacionados aos recursos hídricos e ao saneamento, as empresas e as organizações também apresentam debates técnicos em espaços paralelos. É um momento importante de trocas de informações, experiências e networking. Há muita curiosidade para saber o que vem sendo desenvolvido no Brasil. A cidade de São Paulo teve destaque no evento e conseguimos apresentar as ações realizadas. As seções das quais participei tinham algo em comum ,que era a urgência e a decisão de buscar cumprir os ODS até 2030”, completou.

Como reflexão central, no bate-papo, a convidada ressaltou: “O saneamento é muito importante na vida das pessoas, traz saúde e dignidade para a vida da população. Nós, profissionais, temos uma grande responsabilidade e devemos olhar para as populações mais vulneráveis. Temos no Brasil uma grande questão complexa sobre as decisões acerca da regulamentação do saneamento. Uma das soluções é uma boa regulação para a garantia dos serviços. Temos instrumentos como a contratualização dos municípios para a prestação do serviço de saneamento, devemos buscar segurança para esses contratos”, frisou a superintendente.

Assista ao webinar no canal da ABES-SP no YouTube (clique aqui).

Próximos eventos da ABES-SP:

Dia 28 de março, às 19h30

Webinar Especial do Mês da Mulher – Jovens Profissionais do Saneamento (JPS-SP) e ABES-SP.

Marque lembrete no canal da ABES-SP no YouTube: clique aqui

Dia 30 de março, às 9h – Roda do Saneamento

Participe! Faça sua inscrição

13 de abril, às 18h – Bar da ABES-SP- palestra, confraternização e networking com a empresa Mentore Tech: inscreva-se!

Participe! Seja o primeiro a comentar

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.