Últimas Notícias

Congresso da ABES 2021: painel sobre redução do déficit de esgotamento sanitário tem apresentação de cases de PE, SP e RJ

Experiências mostraram ações que ajudam ao atendimento no esgotamento sanitário e servem de incentivo para outras regiões desenvolverem projetos semelhantes.

Por Equipe de Comunicação ABES

A presidente da Compesa – Companhia Pernambucana de Saneamento, Manuela Coutinho Domingues Marinho, abriu o painel “Redução do déficit de esgotamento sanitário e despoluição hídrica”, na tarde desta terça-feira (19), segundo dia do 31º Congresso da ABES. A executiva apresentou os programas e o planejamento estratégico da Compensa para superar o desafio da crise hídrica de Pernambuco, estado com pior disponibilidade hídrica do país. Confira o álbum de fotos (oficial) aqui e do público aqui.

De acordo com a presidente da Compesa, o Estado atua com olhar social e realizando diversas Parcerias Público-Privadas (PPPs). “Este brilhante Congresso proporciona uma troca de informações muito grande. Saímos daqui mais enriquecido com todos os painelistas, com todas as apresentações. Saímos ávidos para continuar a mudar a realidade do nosso planeta com tantas ações sociais e ambientais necessárias ao saneamento brasileiro”, declarou.

 

O diretor de Tecnologia, Empreendimentos e Meio Ambiente da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), Alceu Segamarchi Junior apresentou o projeto Tietê de Despoluição e Recuperação Hídrica da bacia do Alto Tietê e de seus principais afluentes, maior programa continuo de saneamento ambiental do país, que completará 30 anos em 2022.

O projeto prevê a universalização dos serviços de saneamento na Região Metropolitana de São Paulo até 2025, o que envolve a ampliação e otimização do sistema de coleta, transportem e tratamento de esgotos.

O diretor geral do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Guandu (RJ), Paulo de Tarso de Lima Pimenta trouxe para o Congresso da ABES, o mais importante evento de saneamento ambiental do Brasil, o Plano Estratégico de Recursos Hídricos de Bacia (PERH Guandu). O plano estratégico do Guandu lista oito agendas prioritárias e 40 programas, alguns apresentados pelo painelista, como: educação ambiental, reflorestamento, combate a queimadas, auxilio a pesquisa, comunicação social e projetos e obras de esgotamento sanitário em áreas rurais e periurbanas. “Esse evento é fundamental pela oportunidade de falar para o Brasil inteiro e dar a nossa contribuição, justamente no momento em que estamos trabalhando no Comitê o nosso programa de comunicação. Junto com isso, vem a oportunidade de aprender sobre o que Brasil está fazendo na área de saneamento e essa experiência é fundamental para nosso aprimoramento”, ressaltou.

O painel faz parte do 31º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) e FITABES 2021, Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental e foi moderado pelo diretor da Regional Norte da ABES, Haroldo Costa Bezerra. “Os trabalhos apresentados têm um significado muito importante para o nosso país, pois temos o atendimento no esgotamento sanitário de apenas 55% da população, com quase 100 milhões de pessoas que não tem ainda o esgotamento sanitário. Um evento dessa natureza do Congresso da ABES é de grande importância como incentivo a outras regiões desenvolverem projetos semelhantes”.

Os relatores do painel foram Pedro Lindstron Witica Cerqueira e Rosana Ivanuk. O Congresso da ABES está sendo realizado em formato hibrido, com participantes presenciais em Curitiba, no espaço Expo Unimed, e online em plataforma digital. Paralelo ao evento acontece a FITABES 2021, Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental.

O 31º Congresso da ABES, o mais importante evento de saneamento ambiental do Brasil, aconteceu de 17 a 20 de outubro no formato híbrido: presencial, no Expo Unimed, em Curitiba, no Paraná, e virtualmente, em plataforma digital. Algumas atividades foram abertas ao público e transmitidas pelo canal da ABES no YouTube. Acesse aqui.

 

 

1 Comentário em Congresso da ABES 2021: painel sobre redução do déficit de esgotamento sanitário tem apresentação de cases de PE, SP e RJ

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.




RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 gaza88 INDO666 RATU89 RATU89 GAZA88 GAZA88 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 RATU89 JUDI89 RATU89