Últimas Notícias

Congresso da ABES 2021: especialistas falam sobre tecnologias para gerenciar resíduos sólidos

Desafio, para o Brasil, são a adoção da valorização dos resíduos e o seu processamento, em detrimento da acumulação dos resíduos no solo, em aterros sanitários.

O 31º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental realizou o painel “Tecnologias Aplicadas ao Gerenciamento dos Resíduos Sólidos: desafio dos novos tempos” nesta terça-feira, 19 de outubro. A apresentação do encontro foi de Heliana Kátia Campos, coordenadora da Câmara Temática de Resíduos Sólidos da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES e a moderação de Emília Wanda Rutkowski, professora associada da Unicamp – Universidade Estadual de Campinas.

Geraldo Antonio Reichert, da Câmara Temática de Resíduos Sólidos da ABES, contou um pouco da história do encerramento dos lixões em Porto Alegre e ressaltou: “A legislação atual não estabelece prazo para o fim dos lixões, isso é proibido por lei federal desde 1954. Nosso desafio, que é muito maior, é enviar somente os rejeitos para os aterros sanitários”.

Para o professor Mario Russo, doutor coordenador do Instituto Politécnico de Viana do Castelo de Portugal, afirmou que não há uma solução única em resíduos: “Deve ser respeitado o contexto social, cultural, ambiental e econômico de cada caso. Não deve haver preconceito quanto às tecnologias na avaliação da melhor solução”, observou.

Madalena Duarte, líder do MNCR – Movimento Nacional dos Catadores de Material Reciclável do Brasil, contou um pouco de sua trajetória como catadora há mais de 40 anos e enfatizou: “Não somos contra nenhuma tecnologia, nós queremos uma tecnologia que inclua, que nos dê condição de sobrevivência. Não sabemos que tipo de tecnologias estão chegando”, alertou.

A economia circular foi o tema da palestra de Cláudia Echevenguá Teixeira, diretora de Inovação e Negócios do IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas. “Um exemplo muito bacana é o da reciclagem do óleo de cozinha que é utilizado na produção do biodisel. Começou nos anos 2000 e, hoje, existem empresas organizadas para coleta e purificação desse óleo. Até no Mercado Livre você encontra pessoas que compram esse óleo”, destacou.

O 31º Congresso da ABES, o mais importante evento de saneamento ambiental do Brasil, foi realizado entre os dias 17 a 20 de outubro, juntamente com a Fitabes 2021, Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental, em formato híbrido: presencialmente, no Expo Unimed Curitiba, na capital paranaense, e virtualmente, em plataforma digital. Esta edição do encontro teve como tema central “Cidades Inteligentes conectadas com o saneamento e o meio ambiente: desafio dos novos tempos”. Algumas atividades foram abertas ao público e transmitidas pelo canal da ABES no YouTube. Acesse aqui.     

 

2 Comentários em Congresso da ABES 2021: especialistas falam sobre tecnologias para gerenciar resíduos sólidos

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.




RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 gaza88 INDO666 RATU89 RATU89 GAZA88 GAZA88 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 RATU89 JUDI89 RATU89