Últimas Notícias

BWW 2024: gestão integrada resíduos sólidos é destaque sem sessão com palestrantes de Portugal e Chile

Os desafios e estratégias na busca pela eficiência e sustentabilidade e experiências adotadas nos dois países foram tratados neste debate no quarto dia da Semana da Água do Brasil.

A sessão “Gestão estratégica de resíduos sólidos: caminhos para eficiência e sustentabilidade “, que integra o da Brazil Water Week (BWW) – Semana da Água do Brasil 2024 reuniu, nesta quarta-feira, 5 de junho (Dia Mundial do Meio Ambiente), especialistas de Portugal e Chile. Em sua 4ª edição, o mais importante evento internacional de discussão de água e saneamento realizado no país é uma iniciativa da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) e acontece online, em plataforma digital exclusiva e interativa até esta sexta (7).

A sessão integra o Tema 3 “Economia Circular e Soluções Baseadas na Natureza” e foi moderada por Josivan Cardoso Moreno, secretário-geral do Comitê Nacional da Qualidade ABES e gerente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Rio de Janeiro (Crea-RJ). Ele também coordena esta temática nesta edição, ao lado de Sérgio Ayrimoraes, cofundador do Instituto Reúso de Água.

O tema foi aprofundado pelos especialistas Pedro Simões, professor da Universidade Lusófona, em Portugal; Marcel Szantó Narea, professor da Pontifícia Universidade Católica de Valparaíso, no Chile, e Paola Cofré, chefe da Área de Economia Circular e Resíduos do Seremi RM – Ministério de Meio Ambiente do Chile.

Participaram como debatedores Samanta Tavares de Souza, subsecretária de Saneamento e Recursos Hídricos da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil), e Pedro Duarte,  assessor técnico da Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos/Casa Civil da República.

O primeiro palestrante Pedro Simões destacou a importância dos serviços de resíduos sólidos essencial para a população, a saúde pública, o meio ambiente e o bem-estar para a sociedade. Ele discorreu sobre os desafios do aumento da geração de resíduos, universalização dos serviços públicos e explicou sobre as ferramentas que estão em crescimento no setor, como o sistema PAYT, e a fiscalização verde. 

Para ele, é necessário a valorização dos resíduos, política pública e investimento no setor para a economia circular e garantir sustentabilidade financeira, capacitação e desenvolvimento ecológico.

O professor Marcel Szantó Narea fez uma apresentação sobre a situação dos resíduos urbanos na América Latina e ressaltou que os países precisam de subsídios para promover melhorias no setor. O especialista também destacou as estratégias, a legislação e o trabalho dos catadores no Chile. Entre as soluções sobre a temática, segundo ele, está a educação ambiental, recursos e vontade política.

A especialista Paola Cofré abordou a gestão de resíduos municipais por tipos de tratamento. Ela falou sobre o gerenciamento de resíduos, aterros sanitários e lixões, legislação e os desafios que envolvem os resíduos orgânicos, eletrônicos e sanitários no Chile. Paola explicou acerca das estratégias e projetos de lei que vêm sendo desenvolvidos para o avanço da economia circular naquele país. Entre algumas das ações estão:  projetos de lei para resíduos orgânicos e plásticos, projetos específicos para a região metropolitana, sistema de gestão e gerenciamento municipal, fiscalização dos serviços e multas.

WW Connection

No estúdio da BWW, o último bate-papo do intervalo desta quarta-feira (5) contou com participação de Juliana Dutra, diretora da ABES-SP, coordenadora adjunta do evento e do tema “Inclusão social e acesso universal”. Ela fez comentários sobre a sessão “Gestão estratégica de resíduos sólidos: caminhos para eficiência e sustentabilidade”.

Na ocasião, também foi lançada a Revista Excelência em Gestão PNQS ABES. A novidade foi anunciada por Samanta Tavares de Souza, subsecretária de saneamento e recursos hídricos da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil) e coordenadora-geral do Comitê Nacional da Qualidade ABES, que promove o Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento, o Oscar do setor no Brasil.

A publicação está disponível no site do PNQS (acesse aqui) 

A BWW 2024 acontece até sexta-feira (7), de forma 100% online, em plataforma digital exclusiva e interativa. O conteúdo da BWW 2024 ficará disponível online por 90 dias para os inscritos. Você ainda pode se inscrever para acompanhar o evento (clique aqui)

RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 gaza88 INDO666 RATU89 RATU89 GAZA88 GAZA88 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 RATU89 JUDI89 RATU89