Últimas Notícias

ABES-SP: roda de conversa marca a reativação da Câmara Técnica de Educação Ambiental

A Câmara Técnica de Educação Ambiental da ABES-SP promoveu nesta quarta-feira, 21 de novembro, a roda de conversa “Educação ambiental e em saúde no contexto do saneamento: potencialidades e limites”. A convidada do encontro foi a professora Renata Ferraz Toledo, Doutora em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Esta foi a primeira atividade da CT, que foi reativada e relançada em setembro, durante a Fenasan 2018. A Câmara é coordenada pelo diretor da ABES-SP, Agostinho Geraldes, que não pode participar do evento, e tem como coordenadora adjunta a tecnóloga Ana Paula Silveira, que mediou o bate-papo e agradeceu a todos em nome do coordenador.

Em, sua palestra, a especialista ressaltou a importância de reflexão crítica sobre realidade do saneamento no país e uma atuação da educação ambiental sempre respeitando a diversidade e as características das regiões brasileiras, comunidades e populações.

“A atuação do profissional deve incluir as pessoas, preparar indivíduos e grupos sociais para participar da busca de soluções para seus problemas, não apenas com ações pontuais, mas num processo contínuo”, frisou. Dessa forma, Renata ressaltou, é possível promover um ambiente em que as experiências e a troca de informação permaneçam com o grupo e que seja possível o fortalecimento e ampliação de poder do indivíduo como sujeito social.

A roda de conversa contou com a presença das engenheiras Ana Lucia Brasil e Roseane Lopes Garcia. Ana é coordenadora da Câmara Técnica de Saneamento e Saúde em Comunidades Isoladas e Roseane coordena as CTs de Resíduos Sólidos e Saúde Pública da ABES-SP.

O tema estimulou a participação dos presentes, que fizeram muitas perguntas e colocações. “Achei interessante a abordagem, foi minha primeira participação, achei bastante rica a discussão, principalmente envolvendo o crescimento desordenado e os desafios que temos, não só pra superarmos alguns aspectos da legislação, mas também a educação ambiental, junto com a educação em saúde. Já passou do momento delas interagirem e a gente atuar de uma maneira unificada nessas duas vertentes. Pra mim foi enriquecedor demais e pretendo continuar participando de outras câmaras da ABES-SP”, afirmou o engenheiro da Sabesp, Abiatar Castro Oliveira.

Renata Ferraz agradeceu pelo convite e elogiou a iniciativa da ABES-SP. “Gostei muito. Trocar ideia com pessoas que são da área, que estão trabalhando com essas questões, que são da Sabesp, pra nós, da universidade, que queremos ir além da academia, é muito importante. É pra isso que eu trabalho, para produzir Ciência e que esta chegue na sociedade. Esses espaços que são criados para discussão são muito importantes. Estou à disposição para outras trocas de ideias e pensarmos projetos juntos.”

“A roda de conversa, brilhantemente conduzida pela professora Renata Ferraz marcou o retorno da Câmara Técnica de Educação Ambiental da ABES-SP. Foi um sucesso, com muitas ideias e discussões, o que nos aquece para o desenvolvimento das ações da Câmara a partir de agora”, comemora Ana Paula Silveira.

A Câmara terá sua próxima ação no início de janeiro e convidará todos os participantes e associados da ABES-SP.

Conheça as Câmaras Técnicas da ABES-SP e participe. Acesse aqui.

Participe! Seja o primeiro a comentar

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.




RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 gaza88 INDO666 RATU89 RATU89 GAZA88 GAZA88 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 RATU89 JUDI89 RATU89