Últimas Notícias

ABES-SP: Concurso Diadesol completa 10 anos com revista comemorativa

Dia Interamericano de Limpeza e Cidadania, também conhecido como DIADESOL (Dia de los Desechos Sólidos, em espanhol), foi idealizado para desenvolver atividades que despertem a consciência da sociedade sobre as questões relativas aos resíduos sólidos.

No Brasil, as atividades do DIADESOL fazem parte do calendário anual da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, Seção São Paulo (ABES-SP), desde 2006.

Em 2010, a ABES-SP passou a realizar o concurso de desenho infantil como forma de divulgar o Diadesol entre crianças e jovens. “Procuramos envolver as escolas e pais de todas as regiões do Brasil nesse concurso para promover, de maneira lúdica, a conscientização das crianças para a necessidade da conservação ambiental”, explica a engenheira sanitária Roseane Garcia Lopes de Souza, uma das coordenadoras do projeto.

Para comemorar os 10 anos do concurso, a ABES-SP lançou, em maio de 2020, uma revista com os desenhos de todos os finalistas de 2010 a 2019. São 37 desenhos, selecionados entre milhares que foram enviados, com o envolvimento de 282 instituições de ensino. “Nos sentimos muito gratificados com o alcance que o concurso atingiu nesses dez anos”, comenta Roseane.

Diadesol 2020

Devido à pandemia de covid-19, o concurso deste ano foi suspenso. Na impossibilidade de sua realização, o lançamento da revista, que já estava em elaboração desde o ano passado, se torna o evento oficial do Diadesol 2020. “É uma pena não podermos realizar o concurso, mas a revista acabou sendo produzida no momento oportuno. É uma boa coincidência”, afirma Elisangela Cavalcante Sobral, uma das idealizadoras da publicação. A edição da publicação é do jornalista Norian Segatto e a produção gráfica ficou a cargo da Editora Limiar, parceira do projeto desde 2013.

A cartilha está disponível na plataforma Issuu e pode ser acessada aqui.

1 Comentário em ABES-SP: Concurso Diadesol completa 10 anos com revista comemorativa

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.