Últimas Notícias

ABES presente em reunião sobre enfrentamento da crise em Brumadinho

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, representada pelo presidente da ABES-DF, João Marcos Paes de Almeida, participou nesta quinta, 7 de fevereiro, em Brasília, da reunião de planejamento de ação integrada com foco na cooperação para o enfrentamento da crise gerada pelo acidente da barragem de Brumadinho/MG.

O encontro, no Hotel Mercure Líder, contou com a presença de representantes do CBDB (Comitê Brasileiro de Barragens), ABMS (Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica), ABGE (Associação Brasileira de Geologia de Engenharia e Ambiental), ABRH (Associação Brasileira de Recursos Hídricos) e outros convidados da ANA (Agência Nacional de Águas), ANM (Agência Nacional de Mineração), Defesa Civil Nacional e IICA – Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura.

A opinião de João Marcos, este foi um encontro de nivelamento das entidades e montagem de uma pauta conjunta com vistas à participação de todas elas em apoio ao subcomitê previsto na resolução 2. “A partir de todas as falas [dos presentes] será montado um documento a ser entregue pelas entidades ao ministro do Desenvolvimento Regional (MDR), Gustavo Canuto, provavelmente na semana de 18 a 22 de fevereiro, quando acontecerá um curso para servidores públicos federais sobre gestão e segurança de barragens”, conta. “Os representantes do MDR externaram que o ministro está muito receptivo às entidades e à academia e que não vai deixar Brumadinho cair no esquecimento como Mariana”, completa o presidente da ABES-DF.
“Na fala da ABES, coloquei a necessidade de previsão na revisão da lei e que o custo do manejo dos rejeitos tem que estar previsto em todo o processo desde o licenciamento ambiental”, diz João Marcos. “Senão ocorre como Rio Acima, em que a empresa, depois de auferir todos os lucros possíveis, quebrou, e a barragem de rejeitos agora abandonada fica sob a responsabilidade do poder público que não dispõe de recursos e que outra bomba pode estourar a qualquer momento assim como outras semelhantes”, explica. Na oportunidade, ele falou também sobre o 30º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental da ABES, que acontecerá de 16 a 19 de junho, em Natal/RN, e que “certamente abordará abordará o assunto com profundidade”.

 

6 Comentários em ABES presente em reunião sobre enfrentamento da crise em Brumadinho

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.




RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 gaza88 INDO666 RATU89 RATU89 GAZA88 GAZA88 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 RATU89 JUDI89 RATU89