Últimas Notícias

ABES presente em reunião de lançamento de coletivo para universalização do saneamento na Amazônia

A Seção Pará e a diretora da ABES-SP e coordenadora das Câmaras de Resíduos e de Saúde Ambiental da entidade, Roseane Garcia, integram a iniciativa e participaram do encontro online, realizado na última sexta-feira (12).

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES esteve presente na reunião de lançamento do coletivo Articulação para Universalização do Saneamento na Amazônia, realizada online na última sexta-feira, 12 de janeiro. Na ocasião, participaram Roseane Garcia, a diretora da ABES-SP e coordenadora das Câmaras de Resíduos Sólidos e de Saúde Ambiental da entidade (estadual/SP e nacional), e Davi Cavalcante, presidente da ABES-PA, integrante do coletivo). O evento foi transmitido pelo canal O Básico do Saneamento – OBS no YouTube. 

A reunião foi conduzida pelo engenheiro sanitarista Valdinei Silva, professor do Instituto Federal do Pará (IFPA) e pesquisador do Grupo Integrado de Estudos Ambientais (GEAM) e do Grupo de Pesquisa Hidráulica e Saneamento (GPHS). Além de Roseane, Davi e outros integrantes, Maria do Carmo da Silva Santos, presidente da AESPA – Associação dos Engenheiros Sanitaristas do Pará (AESPA), também esteve presente no evento.

O professor Valdinei Silva explicou que a ideia de criar o coletivo surgiu no mês de junho de 2023, durante a realização da XVII Semana ABES do Meio Ambiente 2023 – “Saneamento Inteligente –  Alternativas para a redução dos impactos relacionados às mudanças climáticas”, promovida pela ABES-PA.

O professor afirmou que foram realizadas reuniões com a AESPA e o Sinduscon (Sindicato da Indústria da Construção do Estado do Pará), além da realização do Workshop ABES-PA 2023, que contou com a presença de profissionais da área do setor público e privado, professores e pesquisadores, e representantes da sociedade civil e de associações.

Valdinei Silva apresentou a agenda, as etapas do desenvolvimento do trabalho e os facilitadores do coletivo, que é integrado por diversos especialistas do setor, entre eles a engenheira Roseane Garcia. A iniciativa também possui representantes da comunidade, das associações do setor e de lideranças comunitárias das cidades de Belém e de Ananindeua (PA).

Em sua participação, Roseane Garcia ressalta que o estado do Pará foi o terceiro estado do país que abriu o curso de Engenharia Sanitária e sempre reconheceu a importância dos profissionais da área. Para ela, o saneamento é muito importante.

“Saneamento é saúde, é economia, enfim, empregabilidade, uma série de questões e de infraestrutura”, reforçou e destacou a importância da iniciativa, que contempla onze temas iniciais. “Vamos fazer o planejamento estratégico e colocar os planos em prática para a área de saneamento com todos os outros envolvidos. Precisamos do esforço coletivo, da responsabilidade de todo mundo, da experiência e também trazer novos parceiros”, sublinhou Roseane Garcia.

Assista ao evento na íntegra:

RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 gaza88 INDO666 RATU89 RATU89 GAZA88 GAZA88 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 RATU89 JUDI89 RATU89