Últimas Notícias

ABES-PR conquista reconhecimento de Utilidade Pública em Curitiba e amplia articulação institucional no Paraná

Com aprovação em primeiro turno na Câmara Municipal, seção paranaense da ABES se aproxima de parcerias com o poder público e amplia sua atuação estratégica em políticas de saneamento

A Câmara Municipal de Curitiba aprovou, em primeiro turno unânime, nesta quarta-feira (11), o projeto de lei que declara a seção Paraná da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES-PR) como entidade de Utilidade Pública Municipal. A proposta, apresentada pelos vereadores João da 5 Irmãos (MDB) e Professor Euler (MDB), representa um marco no fortalecimento da presença da entidade no estado e abre caminhos para a formalização de convênios, parcerias institucionais e captação de recursos junto ao poder público.

A declaração de utilidade pública é concedida às organizações da sociedade civil que prestam serviços de interesse social e cumpre a função de legitimar a atuação de entidades sem fins lucrativos que se dedicam a causas relevantes. No caso da ABES-PR, o reconhecimento reforça a trajetória da associação como referência técnico-científica na promoção da saúde ambiental e do desenvolvimento sustentável por meio do saneamento básico.

Em sua justificativa, o vereador João da 5 Irmãos destacou o papel da entidade diante dos desafios ambientais do país. “Temos a necessidade de avançar cada vez mais no saneamento, pois as mudanças climáticas já são uma realidade”, afirmou. O parlamentar também elogiou a atuação da ABES-PR na formação de agentes multiplicadores, produção de conhecimento e articulação entre diferentes setores da sociedade.

Presente em todos os estados brasileiros, a ABES foi fundada em 1966 e reúne profissionais, empresas, instituições públicas, pesquisadores e acadêmicos comprometidos com o fortalecimento das políticas públicas de saneamento ambiental, incluindo abastecimento de água, esgotamento sanitário, resíduos sólidos e drenagem urbana. No Paraná, a entidade tem ampliado sua atuação por meio de ações estratégicas coordenadas pela presidente Selma Aparecida Cubas e pela vice-presidente Karen Juliana do Amaral.

“O reconhecimento da ABES como entidade de Utilidade Pública em Curitiba reforça nosso compromisso com a construção de políticas públicas baseadas em evidência técnica e voltadas ao bem comum”, afirma Selma Cubas, presidente da ABES-PR. “É também um passo importante para ampliar nosso impacto institucional, dialogando com o poder público e com a sociedade sobre os caminhos para a universalização do saneamento.”

A proposta de lei segue agora para votação em segundo turno, prevista para a próxima segunda-feira (16). Uma vez aprovada, permitirá à ABES-PR formalizar convênios e pleitear recursos de emendas parlamentares, entre outras possibilidades previstas pela legislação.

Sobre a ABES
Fundada em 1966, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental é uma das mais tradicionais e influentes entidades do setor de saneamento e meio ambiente no Brasil. Com representação nacional e atuação em todos os estados, a ABES promove conhecimento, articulação institucional e capacitação técnica com o objetivo de contribuir para a universalização do saneamento e o desenvolvimento sustentável do país.

Informações à imprensa

ABES – Pensata Comunicação

Angela Ruiz | angela@pensatacom.com | +55 11 93200-5454
Eduarda Ruzzene | eduarda@pensatacom.com | +55 11 99909-5450