
A ABES Seção Bahia (ABES-BA) integrará, nos dias 03 e 04 de julho (quarta e quinta-feira), o “Encontro Trabalho Social no Saneamento Básico: Saberes e Fazeres”. O evento tem como objetivo promover o diálogo e a troca de saberes entre profissionais, pesquisadores, estudantes e movimentos sociais, bem como discutir aspectos teórico-conceituais, práticas e experiências na implementação da política de saneamento. Na ocasião, o engenheiro civil, sanitarista e ambiental Arnor de Oliveira Fernandes Junior, presidente da seção baiana da ABES mediará a Mesa Redonda 1: “Participação e controle social no saneamento básico na conjuntura atual”. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas AQUI. Participe!
O evento, que acontecerá no Auditório Leopoldo Amaral da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia – UFBA, é voltado a profissionais, professores, pesquisadores, movimentos sociais, estudantes de graduação e pós-graduação que atuam ou se interessam pelo tema saneamento.
Confira a programação:
Dia 03/07
08h
Credenciamento / Café cultural
09h – 10h50
Mesa Redonda 1: Participação e controle social no saneamento básico na conjuntura atual
Mediador: Arnor de Oliveira Fernandes Junior. Engenheiro Civil, e Sanitarista e Ambiental. MBA em Gestão Empresarial.Presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES
Palestrantes:
- Abelardo de Oliveira Filho – Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A (EMBASA);
- Maria Elisabete Pereira dos Santos – Socióloga, Mestrado em Ciências Sociais, Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas. Professora da Escola de Administração da UFBA;
- Antônia dos Santos Garcia – Socióloga, Mestrado em Geografia, Doutorado em Planejamento Urbano e Regional pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional – UFRJ e pós-doutorado no Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher/UFBA (2010). Pesquisadora da UFBA.
- Movimento Social
10h50 – Debate
12h – Intervalo para almoço
14h – MINICURSOS:
I – Planos de Saneamento Básico e o Trabalho Social: Conceitos, metodologias e experiências (vagas encerradas).
Instrutores:
- Alexandra de Nicola – Jornalista e Assistente Social especialista em gestão da comunicação, jornalismo cultural e educação ambiental, consultora da Oficina das Letras;
- Gabriela Vieira de Toledo Lisboa Ataíde – Enga. Sanitarista e Ambiental/Mestre em MeioAmbiente, Águas e Saneamento/Doutoranda em Urbanismo-UFBA.
II – Trabalho social em intervenções integradas: Conceitos, metodologias e experiências (vagas encerradas).
Instrutores:
- Maria Emília Cordeiro. Psicóloga com especialização em Gestão Municipal e Gestão Social; funcionária aposentada da Caixa-Rio de Janeiro.
- Patrícia Britto – Psicóloga. Mestrado em Desenvolvimento e Gestão Social; funcionária aposentada da Caixa.
17h – Encerramento
Dia 04/07
08h30 – 10h20
Mesa Redonda 2: Estratégias e caminhos para o desenvolvimento do trabalho social no saneamento básico
Mediadora:
Patrícia Campos Borja. Engenheira Sanitarista e Ambiental. Doutora em Arquitetura e Urbanismo. Professora da Escola Politécnica da UFBA.
Palestrantes:
- Débora Correia – Gerente Executiva de Trabalho Social na área de Governo- CAIXA (a confirmar).
- Ana Maria Ferreira Cardoso – Assistente Social, Mestrado e Doutorado em Educação. Professora do Instituto de Psicologia – UFBA.
- Viviane Vasconcelos – Gestora da Embasa na área de Ação Social.
- Ângela Damasceno – Socióloga, Mestrado em Engenharia Ambiental Urbana, especialização em Política e Estratégia, Doutoranda em Sociologia pela Universidade Federal de Sergipe. Coordenadora Social do Programa IFBA Saneamento a Bahia
10h50 – Debate
12h – Intervalo para almoço
14h – Apresentação de Experiências na Temática do Trabalho Social em Saneamento
17h – Propostas e encaminhamentos
18h – Encerramento
Serviço:
O quê: “Encontro Trabalho Social no Saneamento Básico: Saberes e Fazeres”.
Quando: dias 3 e 4 de junho (quarta e quinta-feira)
Onde: Auditório Leopoldo Amaral da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia – UFBA
Dicas, comentários e sugestões