Iniciativa acolhida pela Funasa reunirá especialistas, gestores e sociedade civil; encontro resultará na Carta de Belém, contribuição brasileira para a COP30
A ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental) participa do lançamento da Casa do Saneamento, que acontece de 30 de setembro a 2 de outubro, em Belém (PA). A iniciativa, acolhida pela Funasa (Fundação Nacional de Saúde), reúne especialistas, gestores públicos, entidades e representantes da sociedade civil para debater soluções de saneamento básico e saúde ambiental no contexto da crise climática..
Na programação, a ABES organiza o Painel 11 – Inovações e Soluções para Universalização do Saneamento Básico, em parceria com a Mandi, no dia 2 de outubro. O debate será moderado por Valdinei Mendes da Silva (ABES-PA) e contará com palestras de Lais Freitas (CAESB), Joana da Costa Oliveira Rolemberg Silva (Embasa), Camila Magalhães (Mandi) e Dionísio Sant’Ana Pereira (Sabesp).
“A Casa do Saneamento é um espaço de diálogo e integração entre diferentes setores. São com iniciativas como essa que conseguimos construir propostas coletivas e fortalecer o saneamento como direito humano e como pilar da adaptação climática”, afirma Marcel Sanches, presidente nacional da ABES.
Segundo a entidade, a experiência reforça a importância de levar para a COP30 propostas concretas que articulem saneamento, saúde e justiça climática, especialmente em territórios vulneráveis, que concentram os maiores desafios e também as soluções mais inovadoras.
Mais do que um espaço físico, a Casa do Saneamento simboliza cooperação e convergência. Ao longo de três dias, o espaço sediará conferências, painéis temáticos e encontros de integração, com atenção especial a municípios de até 50 mil habitantes, áreas rurais e comunidades tradicionais. O resultado será a Carta de Belém sobre Saneamento Básico, Saúde e Justiça Climática, contribuição brasileira para a COP30, que ocorrerá em novembro de 2025, na capital paraense.
Sobre a ABES
A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES é a principal entidade do setor de saneamento ambiental no Brasil, reunindo cerca de 10 mil profissionais. Fundada em 1966, atua para fortalecer as atividades técnico-científicas, institucionais e de gestão que contribuem para a saúde pública, a proteção ambiental e a melhoria da qualidade de vida da população. Presente em todos os estados, a ABES é referência nacional em articulação institucional, formação de especialistas e promoção de políticas públicas voltadas ao saneamento e à sustentabilidade.
Informações à imprensa
ABES – Pensata Comunicação
Eduarda Ruzzene | eduarda@pensatacom.com | +55 11 99909-5450
Angela Ruiz | angela@pensatacom.com | +55 11 93200-5454