Últimas Notícias

Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento 2016: Seminário de Benchmark apresenta cases vencedores

Por Sueli Melo

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária – ABES promoveu, nesta terça-feira, 22 de novembro, mais uma edição o Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento – PNQS, a maior premiação no setor no Brasil. Durante o 19º Seminário de Benchmark, que é coordenado pelo Comitê Nacional de Qualidade ABES (CNQA), foram  apresentados os cases dos finalistas nas categorias Diamante, Platina, Ouro, Prata e Bronze. O evento ocorreu no Hotel Maksoud Plaza, na capital paulista.

O prêmio

Com duas décadas de existência e em sua 19ª edição, o PNQS é uma das ferramentas que têm mostrado grande eficácia para a melhoria e aperfeiçoamento dos processos de gestão nas empresas de saneamento brasileiras. Reconhecido pela International Water Association (IWA) como a mais importante ferramenta de gestão dos serviços de saneamento ambiental, o PNQS estimula a adoção de modelos gerenciais compatíveis com os melhores exemplos mundiais.

O PNQS é dividido em seis categorias, cada uma delas correspondendo a uma pontuação. As cinco primeiras classificações são os níveis B (125 pontos), I – Bronze (250 pontos), II – Prata ou Ouro (500 pontos), III – Platina (750 pontos) e IV Diamante (1.000 pontos). A sexta categoria refere-se ao prêmio Inovação da Gestão em Saneamento (IGS), direcionado a uma prática específica adotada em empresas de saneamento e meio ambiente, avaliada na forma de um case.

Os premiados

Sabesp – Unidade de Negócios Leste – Diamante

pnqssr
Márcio Gonçalves e Anderson Barbosa, da Unidade de Negócios Leste da Sabesp, vencedora na categoria Diamante

Márcio Gonçalves Oliveira, Superintendente da Unidade de Negócios Leste da Sabesp e vice-presidente da ABES Seção São Paulo (ABES-SP) enfatizou a importância do reconhecimento em forma de prêmio para todos da Unidade. “Estamos trabalhando em melhorias, inovações e melhoria do modelo de excelência em prol do saneamento. Agora, em 2016, estamos recebendo o prêmio máximo, mas com um trabalho de praticamente quase 20 anos”, afirmou. “E uma coisa que e muito importante é que sempre procuramos desenvolver melhores práticas e processos, e trazer muitas inovações para o setor de saneamento. Isso agrega valor para a empresa, para a sociedade e para o cliente”, complementou

Para Anderson Barbosa, Coordenador de Qualidade da Unidade de Negócios Leste da Sabesp, que apresentou o case, o prêmio nível 4 Diamante consolida um trabalho de muitos anos. “Adotamos um modelo de gestão, melhoramos nossas práticas e processos e chegamos a um nível de excelência a ponto de sermos reconhecidos”, disse. Mas o trabalho, de acordo com ele, não se resume à premiação. “O prêmio é a cereja do bolo. Mas ele mostra o nosso comprometimento em atender as necessidades e expectativas da sociedade, dos clientes, dos nossos acionistas e mostra também um comprometimento com a sustentabilidade e com o futuro do saneamento”.

Sabesp – Diretoria Metropolitana – Platina 

pnqsssd
Paulo Massato, Diretor Metropolitano da Sabesp – categoria Platina

Para o Diretor Metropolitano, Paulo Massato, o PNQS tem desempenhado um papel significativo no setor. “São 20 anos de PNQS contribuindo fortemente para a melhoria da gestão do nosso setor de saneamento, que ainda é tão carente e precisa muito de recursos para buscar a universalização para a melhoria da qualidade de vida da população e do meio ambiente”. Está faltando muito, mas sem o PNQS seria pior”, ressaltou Massato. “Parabenizo a atual gestão sob o comando do Roberval Tavares de Souza, na presidência nacional da ABES e á Cassilda Teixeira (que deixa o PNQS. Conheça a nova coordenação do Prêmio) pela organização desse evento magnífico”.

Sanepar – Gerência Geral Metropolitana e Litoral e Unidade Regional de Toleto – Ouro

sanepar
Representantes da Sanepar: duas Unidades na categoria Prata e duas na Ouro

“Para a Sanepar esse prêmio sempre foi importante, desde sua criação, em 1999”, disse Maria Ângela Dumont Sargaço, Assessora da Diretoria de Operações da entidade e coordenadora da participação das unidades da empresa no PNQS (e nova coordenadora-adjunta do CNQA). A Sanepar, segundo ela, é a única empresa que participou em todos os anos da premiação. “Para nós é importante até no sentido de que ele [prêmio] faz embora, a Sanepar nunca tenha participado como corporação integral, mas suas unidades de negócios participando e fazendo o aperfeiçoamento das práticas tanto especificas das unidades participantes como das corporativas. Sempre teve o apoio da diretoria nesses prêmios e isso e muito importante, sem isso não conseguiríamos chegar onde chegamos”, frisou. Segundo Ângela, a premiação fez com que a Sanepar evoluísse em sua gestão. “Hoje dentro da Sanepar, não trabalhamos mais no nível 1, só a partir do nível 2 – 500 pontos. Nossa gestão evoluiu como um todo com a participação no PNQS”

Nesta edição a Sanepar contou com 5 candidatas, sendo 4 no nível 2 (levou duas na categoria Ouro, duas na Prata e um diploma) e uma no nível 3.  Conforme explicou Maria Ângela, das quatro (nível 2), duas nunca tinham participado: a Unidade Regional Cascavel e a Gerência Metropolitana Curitiba-Litoral. “Foi um grande desafio já começar o trabalho no nível 2, mas a partir de estudos que fizemos e análise da gestão, identificamos que o nível 1 não nos agrega mais. Então, sempre temos de ter um desafio para efetivamente melhorar a nossa gestão”, afirmou.

Odebrecht Ambiental Jaguaribe e Odebrecht Ambiental Mauá – Ouro

bertolli
Case da Odebrescth Ambiental – Unidade Jaguaribe, ganhadora na categoria Ouro

Para Edir Bortolli, diretor da Odebrescth Ambiental, Unidade Jaguaribe, que opera em Salvador, na Bahia, o significado da premiação é o maior possível. “Acredito que a existência de um prêmio desses no nosso país, com a organização da ABES, é uma das melhores coisas que poderíamos ter no setor, para fomentar o tema da qualidade que tanto impacta no nosso dia a dia, justamente na eficiência e na eficácia da prestação de serviços aos clientes.” A empresa concorria, conforme contou Bortolli, concorria no nível 2, mas acabou alcançando pontuação suficiente para receber o troféu Ouro. “Para nós é uma conquista maravilhosa e a maior satisfação do mundo receber esse troféu”, disse, orgulhoso.

Prata: DAEE Araraquara; Sabesp Unidade Gerenciamento Regional Billings; Sanepar – Unidade Regional de Foz do Iguaçu e Unidade Regional de Cascavel

Segundo o Gerente da Controladoria do DAEE Araraquara, Welington José Rocha dos Santos, premiado no nivel 2, o PNQS “é um estimulo para o desenvolvimento e apresentações de práticas de gestão que sejam referência para o setor. “Trouxemos de exemplo a gestão de resíduos sólidos, mostrando que é um negócio viável de ser explorado, além de e necessário, devido a situação de degradação que se encontra nesse sentido no Brasil. Focamos na taxa de resíduos sólidos, o que viabilizou a prestação de serviços e permitiu a autossuficiência econômico-financeira. Conseguimos, em dois anos, equilibrar a receita das despesas necessárias e garantir a prestação de serviços para 100% da cidade, universalizando e assegurando sua manutenção.”

catapreta
Sabesp Unidade Gerenciamento Regional Billings categoria Prata

“O PNQS para o setor é fundamental. É o alavancador da qualidade”, frisou Fernando Catta Preta. Segundo ele, o fato de ter vários níveis – começando do mais baixo com 150 pontos é o primeiro impulso para que as empresas deem os primeiros passos, talvez o mais difícil para começarem a trajetória na escalada da qualidade. “E quando se começa a conquistar os primeiros níveis, tomamos gosto e vamos melhorando. Isso nos estimula a sempre progredir, implantando as melhores práticas, conhecendo as das outras empresas”, afirmou. “Esse é um dos fatores mais importantes do prêmio: promover essa troca de experiência entre as empresas. E para nós é sempre um estimulo para melhorarmos, para a força de trabalho, quando percebemos que o projeto se materializou em forma de prêmio”.

Bronze: Corsan – Superintendência da Região Metropolitana e Superintendência da Região de Sinos; DESO – Gerência Comercial Norte; Gerência Comercial Sertão; Gerência de Operações Centro-Oeste; Gerência de Operações Sertão e Gerência de Operação Sul. Na ocasião, também foi prestada uma homenagem a Carlos Fernandes de Melo Neto, presidente da Companhia de Saneamento Sergipe – DESO. Ele foi contemplado com a Medalha Quíron, categoria individual.

corsan
Dois cases da Corsan foram premiados na categoria Bronze

De acordo com Alberto Carlos Paganella, Superintendente da Região de Sinos, a Corsan está dividida em dez Superintendências a participação no PNQS ficou a cargo da Regional do Vale dos Sinos e da Regional Metropolitana – as duas maiores regionais da empresa localizadas na Região Metropolitana de Porto Alegre. “Dentro dessas regionais temos dois rios, que estão entre os dez mananciais mais poluídos do Brasil. Isso dobra a nossa responsabilidade. Optamos por um planejamento estratégico através do MEG para então elencar situações para resolver esse problema”, explicou. “Assumimos a regional em abril do ano passado e conseguimos, no primeiro momento, organizar todo esse processo do PNQS e já na primeira etapa conseguimos premiar (no nível 1 Bronze) a regional dos Sinos e, consequentemente, a Metropolitana, que são regionais parceiras, aumentando o potencial da qualidade dentro da empresa”.

pnqsss
O presidente da DESO, Carlos Fernandez de Melo Neto, foi homenageado com a Medalha Quirón

“Viemos aqui receber da ABES 5 prêmios nacionais na qualidade do saneamento”, começou Carlos Fernandes de Melo Neto, que falou em nome das cinco unidades vencedoras. “Esse trabalho que a ABES faz é de extrema importância para a Companhia de Saneamento do Sergipe. Muitas vezes vivemos no dia a dia apagando incêndios e tendo que dar soluções rápidas para problemas que surgem no âmbito das companhias de saneamento. E esse programa vem modernizar a gestão”, destacou. “Nós, da DESO, estamos iniciando um trabalho e almejamos o troféu diamante. Isso vem melhorando bastante as práticas internas de gestão, com indicadores, metas, cobranças de resultados, o que traz uma segurança maior no nosso planejamento. Por isso é tão importante o trabalho da ABES com o PNQS. Ele movimenta o corpo técnico de todas as empresas para que estas possam cada vez mais buscar a excelência na qualidade do serviço de saneamento.”

“É com muito orgulho que dedico esse prêmio a toda a minha Companhia, aos colaboradores que fizeram com que chegássemos aqui”, disse sobre a homenagem que recebeu durante o evento. “Somos do pequeno estado do Sergipe, mas grandes e batalhadores nesse quesito que e levar para os nossos clientes essa tão importante missão do saneamento que traz saúde, segurança hídrica e qualidade de vida para todos. Fiquei muito honrado. Agradeço à ABES, de coração, pela homenagem”.

16 Comentários em Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento 2016: Seminário de Benchmark apresenta cases vencedores

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.




RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 gaza88 INDO666 RATU89 RATU89 GAZA88 GAZA88 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 RATU89 JUDI89 RATU89