Últimas Notícias

ABES Conecta: Seção Rio Grande do Sul promove webinar sobre o projeto ACERTAR 

Com palestra de Thiago Ademir Macedo Oliveira, CEO da TATO Consultoria, o debate tratou de questões da certificação das informações do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS/SINISA).

Nesta sexta-feira, 16 de agosto, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental Seção Rio Grande do Sul (ABES-RS) promoveu  um webinar para discutir o tema “ACERTAR  certificação das informações do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS/SINISA). O palestrante convidado para discorrer sobre o assunto foi Thiago Ademir Macedo Oliveira, CEO da TATO Consultoria.

O evento online foi transmitido pelo canal ABES YouTube, com moderação de Flávio Ferreira Presser, conselheiro da ABES e coordenador da Câmara Técnica de Saneamento da ABES-RS. Como debatedores, participaram Andréia Lautert, gerente de Planejamento e Controle na Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan/Aegea), e Vagner Gerhardt Mâncio, diretor de Normatização da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento do Rio Grande do Sul (Agesan-RS).

A abertura contou com participação de Rafael Volquind, diretor da ABES-RS  e responsável pela coordenação das ações das Câmaras Técnicas da Seção. Volquind reforçou o objetivo das Câmaras de usar novas informações e trazer assuntos importantes para os debates, além de atualizar os associados e o público em geral com conhecimentos sobre novas situações e casos do setor de saneamento.


O engenheiro também falou sobre das Câmaras Técnicas de Saneamento, Recursos Hídricos, Resíduos Sólidos e Perdas e Eficiência Energética e de Indicadores Desempenho de Saneamento, que possuem um trabalho individual e integrado para tratar dos temas de forma transversal, já que determinado assunto pode estar influenciando no dia a dia e desempenho de outro.

Antes de passar a palavra ao palestrante, Flávio Bresser explicou que o Acertar é um acrônimo A de auditoria, CERT de certificação, e AR de agência reguladores, que se propõe a padronizar as auditorias dos dados do SINIS até 2023 e do SINISA, a partir de 2024. Segundo ele, a padronização das auditorias deve ser feita pelas agências de regulação para tornar mais sólida e confiável. O especialista também ressaltou que o projeto ACERTAR é executado com recursos do Programa de Desenvolvimento do Setor Água – Interáguas, firmado entre o Banco Mundial e a União, com participação dos Ministério das Cidades, Ministério da Integração Regional e do Ministério do Meio Ambiente, junto com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e a Associação Brasileira de Agências de Regulação (ABAR).

Thiago Ademir Macedo Oliveira discorreu sobre a origem, aplicação e o panorama da metodologia ACERTAR. Conforme detalhou o palestrante, desde 1995, o SNIS coleta dados acerca dos serviços de saneamento, e em 2023, encerrou as suas atividades. Em 2024, o SINISA entrou em atividade como o Sistema Nacional de Informações em Saneamento Básico, dando continuidade ao legado do SNIS, atendendo ao disposto na Lei de Saneamento Básico (Lei nº 11.445/2007), atualizada pelo Marco Regulatório do Saneamento (Lei nº 14.026/2020). 

Com o SINISA, os dados serão coletados anualmente junto aos titulares e prestadores de serviços de saneamento, seguindo o cronograma de coleta de cada componente, com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das nações Unidas (ONU), com prerrogativa no ODS6, que é garantir a disponibilidade e a gestão sustentável da água e saneamento para todos.

Entre outros destaques, o especialista apresentou a aplicação da metodologia para a Agesan-RS, que teve início em 2020, com testes de controle, auditoria, avaliação de confiança, notas de certificação e relatório de certificação, entre outros.

O debatedor Vagner Gerhardt Mâncio falou sobre o trabalho desenvolvido pela Agesan-RS, que regula os serviços de saneamento, resíduos sólidos e drenagem urbana em 104 municípios, por meio da Corsan, autarquias, departamentos para água e esgoto. 

Andreia Lautert frisou que a metodologia Acertar traz grandes ensinamentos e ajuda o prestador a melhorar seus processos para o futuro e a evitar não conformidades. A gerente da Corsan falou sobre o desenvolvimento do trabalho da companhia, que foi adquirida recentemente pela Aegea Saneamento. 

Assista ao debate na íntegra

RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 INDO666 GAZA88 RATU89 JUDI89 INDO666 GAZA88 GAZA88 GAZA88 https://smyrnahome.org/about-smyrna/ https://lanella.com.au/about-us/ https://pureza.com.ar/molienda/ https://econsultoria.net/blog/ https://woocommerce.fast.com.ph/ https://www.abes-dn.org.br/contato/ https://pastas.pureza.com.ar/contacto/ https://www.sitfoundation.org/reginalcenter/ https://totaengsoft.sitfoundation.org/