Últimas Notícias

Brazil Water Week 2024: soluções baseadas na natureza aumentam a segurança hídrica

Neste cenário de mudanças climáticas, estas tecnologias despontam e ganham cada vez mais espaço como estratégia de resposta para o problema. Projetos realizados na Europa e no Brasil demonstram como soluções deste tipo e customizadas podem ser simples e, ao mesmo tempo, funcionar bem.

Uma grande troca de experiências e conhecimento marcou a sessão “Águas futuras: revitalizando recursos com Soluções baseadas na natureza”, que aconteceu nesta sexta-feira, 7 de junho, último dia da Brazil Water Week (BWW) – Semana da Água do Brasil 2024. O assunto integra o Tema 3 “Economia Circular e Soluções Baseadas na Natureza” do mais importante evento internacional de discussão de água e saneamento realizado no país.

Em sua quarta edição, a BWW é uma realização da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES).

O moderador da sessão foi Josivan Cardoso, secretário-geral do Comitê Nacional da Qualidade ABES e gerente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Rio de Janeiro (Crea-RJ). Josivan também coordena o Tema 3, juntamente com Sérgio Ayrimoraes, cofundador do Instituto Reúso de Água. Participaram das discussões: Anacleto Rizzo, copresidente do Grupo de Trabalho de Soluções Baseadas na Natureza da International Water Association (IWA) e sócio da Iridra, da Itália; Murilo Ferreira Sant’Anna, gerente de Comunicação e Sensibilização do Consórcio PCJ, e Marília Carvalho de Melo, secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Estado de Minas Gerais (Semad).

Anacleto Rizzo apresentou estudos de casos: “A ideia é criar um guarda-chuva maior de soluções”, garantiu explicando ainda que o Grupo de Trabalho de Soluções Baseadas na Natureza da IWA reúne membros de todas as partes do mundo com objetivo de disseminar conhecimento. A IWA realiza, em parceria com a Global Water Partnership, vários webinários que estão disponíveis na plataforma da organização e, em 5 de setembro, acontece o próximo: “Quem quiser pode participar ao vivo”, convidou. O especialista apresentou também alguns projetos realizados pela Iridra na Itália, Tunísia e Grécia que mostram como as soluções baseadas na natureza customizadas podem ser simples e, ao mesmo tempo, funcionar bem.

O programa de Proteção aos Mananciais do Consórcio PCJ, que acontece nas bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, no interior de São Paulo, e envolve 41 municípios e 23 empresas associadas, foi apresentado por Murilo Ferreira Sant’Anna. O programa, que é desenvolvido há 33 anos, apresenta resultados significativos como 4,5 milhões de mudas plantadas, o equivalente a 3,6 mil campos de futebol oficiais e 800 mil toneladas de carbono sequestrado. O gerente destacou ainda outros projetos do consórcio como pagamento por serviços ambientais, reflorestamento, manejo de espécies invasoras (que matam as árvores nativas) e grupo de boas práticas rurais com soluções baseadas na natureza, que contribuem também para mitigar os impactos das mudanças climáticas.

Sobre o assunto, a secretária da Semad, Marília Carvalho de Melo, completou: “Neste cenário de mudanças climáticas, as soluções baseadas na natureza despontam e ganharão cada vez mais espaço como estratégia de resposta”. Para a especialista, é preciso garantir que os municípios tenham uma capacidade cada vez maior de implantar essas soluções que já estão prontas, como telhados verdes e ampliação de áreas permeáveis para permitir maior infiltração da água de chuva. “É fundamental perceber que somente as soluções de infraestrutura não são capazes de trazer a solução a longo prazo para os principais problemas na área de recursos hídricos. Só a integração das soluções baseadas na natureza com soluções de infraestrutura será capaz de enfrentar o problema”, enfatizou.

BWW Connection

Com o tema “Regulação de sistemas descentralizados e informais”, a última palestra do BWW Connection foi ministrada por Jaime Melo Baptista, presidente do Conselho de Administração da Lis-Water Portugal.

Para a discussão sobre o assunto, os convidados no estúdio da BWW, na sede da ABES-SP, foram Nelson de Campos Lima, diretor de Engenharia e Obras no Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) de São Paulo, coordenador do tema “financiamento no setor de saneamento” e diretor da ABES-SP; e Luiz Pladevall, sócio-diretor da CPS Engenharia e Soluções, presidente da ABES-SP e coordenador do Tema 5 “Gestão eficiente”, juntamente Marcelo Depexe, assessor da Diretoria de Operações da Sanepar e coordenador da CT de Gestão de Perdas e Eficiência Energética da ABES.

De modo remoto, o Talk Show recebeu também Marcos Montenegro, diretor nacional da ABES para a Região Centro-Oeste, Lucio Bandeira, secretário-geral adjunto da ABES, e Djair Barros Falcão, presidente da Seção Pernambuco.

O conteúdo da BWW 2024 ficará disponível online por 90 dias para os inscritos. Clique aqui, confira a programação e faça sua inscrição.

RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 gaza88 INDO666 RATU89 RATU89 GAZA88 GAZA88 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 RATU89 JUDI89 RATU89