Últimas Notícias

Brazil Water Week 2024: organizações nacionais e internacionais do setor da água discutem como atuar em rede

Representantes da IWA, da AIDIS, do Conselho Mundial da Água, da ANA e do Fórum Latino-Americano da Água falaram sobre como potencializar, conectar e interrelacionar a intensa agenda internacional de eventos do setor.

A sessão “Atuar em rede – A agenda internacional do setor de água” reuniu representantes de organizações nacionais e internacionais do setor para debater o tema, nesta quinta-feira, 6 de junho, penúltimo dia da Brazil Water Week  (BWW) – Semana da Água no Brasil 2024. O mais importante evento internacional de discussão de água e saneamento realizado no país é uma iniciativa da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES).

Alceu Guerios Bittencourt, presidente nacional da ABES, foi o moderador do debate, que integra o tema 6 “Cooperação Internacional” da BWW. Participaram da sessão Kala Vairavamoorthy, diretor executivo da International Water Association (IWA); Jose Luis Inglese, presidente da Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental (AIDIS); Benedito Braga, presidente honorário do Conselho Mundial da Água, e Filipe Sampaio, diretor da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e representante do Fórum Latino-Americano da Água.

Por vídeo, Benedito Braga, que participou recentemente do 10º World Water Forum, na Indonésia, fez uma breve apresentação com as principais conclusões e resultados do fórum. Braga destacou ainda que o continente americano teve uma proeminência grande no evento não só por conta do processo regional, mas também em virtude da realização do 1º Fórum Latino-Americano da Água, que levou contribuições importantes para as discussões.

A importância do compartilhamento de conhecimentos realizado nestes eventos foi ressaltada por Kala Vairavamoorthy, da IWA: “A cooperação internacional é o coração da IWA”. A organização se baseia na cooperação de membros de diferentes partes do mundo e das áreas acadêmica e prática. O executivo abordou também três iniciativas da organização: cidades do futuro, uma iniciativa de gestão integrada da água; o saneamento urbano inclusivo, e o “climate smart”, um projeto de compartilhamento de conhecimento para criar resiliência climática.

Jose Luis Inglese, da AIDIS, também destacou a importância de uma abordagem global: “ A disponibilidade de água está cada vez menor, então a segurança hídrica, que afeta a vida, a economia e a relação entre os países, é uma agenda internacional”. De acordo com o executivo, os enfoques convencionais dos países perpetuam os principais obstáculos que impedem uma mudança duradoura no setor da água. “Precisamos trabalhar internacionalmente em rede”, defende. Outro assunto abordado por ele foi como a crise mundial da água afeta desproporcionalmente os mais pobres.

Filipe Sampaio, da ANA, também reforça o papel vital da cooperação internacional na gestão sustentável da água. “A ANA tem esta vasta experiência internacional, destaco três: o programa de capacitação internacional, a parceria com a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) e o Conselho Latino-Americano da Água (CLAA)”. O CLAA, que foi lançado no 10º Fórum Mundial da Água, desenvolverá ações, projetos e programas na América Latina, integrando as políticas públicas de boa gestão da água já consolidadas nos países da região.

BWW Connection

A palestrante convidada desta quinta-feira no BWW Connection foi , Mary Ann Dickinson, presidente e CEO da Alliance for Water Efficiency, que abordou o tema “Mudanças climáticas e perdas de água”.

Os convidados presentes no estúdio do evento, na sede da ABES-SP, para discutir o assunto da apresentação e fazer análises da sessão anterior foram Marcel Sanches, secretário geral da ABES e coordenador do Tema “Cooperação internacional”, juntamente com o presidente Alceu Guérios Bittencourt; e Luiz Antonio de Oliveira Júnior, coordenador adjunto da Câmara Temática de Regulação e Tarifa da ABES e superintendente de Fiscalização Econômico-Financeira e Contábil na Arsesp, e coordenador do Tema 4 “Regulação”, juntamente com Marisa Guimarães.

Remotamente, integraram a discussão do intervalo Nelson Cunha Guimarães, diretor nacional da ABES para a Região Sudeste, Fuad Moura Guimarães Braga, assessor de projetos especiais e novos negócios da CAESB e presidente da ABES-DF, e Juliana Matos, presidente da ABES Goiás.

A BWW 2024 acontece até sexta-feira (7), de forma 100% online, em plataforma digital exclusiva e interativa. O conteúdo da BWW 2024 ficará disponível online por 90 dias para os inscritos. Você ainda pode se inscrever para acompanhar o evento (clique aqui)

RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 gaza88 INDO666 RATU89 RATU89 GAZA88 GAZA88 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 RATU89 JUDI89 RATU89