Últimas Notícias

BWW 2024: especialistas debatem tecnologia e economia circular no tratamento de esgotos

Troca de experiências em projetos desenvolvidos no Catar, Espanha e Brasil trazem um novo olhar para o esgoto que passa de gerador de resíduos para produtor de recursos como biogás e biosólidos.

Um novo olhar sobre o tema foi o que proporcionou a sessão “Além do convencional: tecnologias avançadas e economia circular no tratamento de esgotos”, realizada nesta quarta-feira, 5 de junho (Dia Mundial do Meio Ambiente), na Brazil Water Week (BWW) – Semana da Água no Brasil 2024. A BWW, realizada pela ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, é o mais importante evento internacional de discussão de água e saneamento realizado no país.

A sessão integra o tema 2 “Tratamento de Esgotos – ETEs sustentáveis” da Brazil Water Week 2024, que nesta quarta edição, acontece até 7 de junho, totalmente online, em plataforma digital exclusiva e interativa. O conteúdo da BWW 2024 ficará disponível online por 90 dias para os inscritos.

A moderação da sessão ficou por conta do superintendente de Desenvolvimento Operacional da Sabesp, Nivaldo Rodrigues da Costa Jr, que também é vice-presidente da ABES-SP. Nivaldo também coordena o Tema 2, ao lado de Gustavo Posseti, gerente de Pesquisa e Inovação da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e coordenador da Câmara Temática de Tratamento de Esgoto da ABES. O encontro contou com participação de Jaime Barba Sevillano, CEO da Idrica/Águas de Valência, da Espanha, e de Rodrigo de Freitas Bueno, professor da Universidade Federal do ABC (UFABC).

Na visão do CEO da Idrica, Jaime Barba Sevillano, para que a economia circular aconteça no setor de tratamento de esgoto são necessários três pilares: conscientização, regulação e digitalização. De acordo com o executivo, a digitalização permite não só acompanhar o que acontece nos sistemas em tempo real, mas também é preditiva e permite que as equipes se antecipem aos acontecimentos: “Controlamos o processo de maneira industrial e isso é muito importante para a tomada de decisão”. A Idrica, gestiona 400 municípios na Espanha, além de projetos no Catar, onde desenvolvem monitoramento do processo químico, de reator biológico e de sistemas de eficiência energética em estações de tratamento de esgoto.

Em sua apresentação, o professor da UFABC, Rodrigo de Freitas Bueno, levantou a questão “Um novo olhar em relação ao esgoto – de vilão para herói?”. O especialista, que faz parte do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia ETEs Sustentáveis, destacou principalmente a importância de sair da ideia de tratar esgoto só para proteção do ambiente aquático e passar para a recuperação de recursos, com aproveitamento de água, do biogás e dos biossólidos: “Muitas das ETEs já existentes podem ser adaptadas, as novas devem ser pensadas para recuperar recursos”. O especialista salienta ainda que a pandemia também reforçou a importância do esgoto para a saúde: “A vigilância epidemiológica realizada através monitoramento do esgoto pode até antecipar surtos”, defende.

O processo de ampliação das Estações de Tratamento de Esgotos em São Paulo foi destacado pelo superintendente da Sabesp, Nivaldo Rodrigues da Costa Jr. “Tivemos um caso bastante exitoso que foi o novo Rio Pinheiros, um caso de sucesso e, agora, temos um grande desafio que é repetir o processo no Rio Tietê. Neste processo vamos buscar rotas tecnológicas para potencializar a economia circular dentro dessas estações de grande porte (Barueri, São Miguel, Parque Novo Mundo, Guarulhos e ABC), e para ampliar a capacidade de tratamento de 24,5% para 40,7 m3/s”, explicou.

No final das apresentações, os especialistas responderam, ao vivo, às perguntas do público.

BWW CONNECTION

No segundo intervalo desta quarta-feira, o BWW Connection recebeu a palestra “A situação dos serviços de água e esgoto na América Latina”, ministrada por Juan Koutoudjian, vice-presidente técnico da Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental (AIDIS).

No estúdio da BWW, participaram do Talk Show o superintendente da Sabesp, Nivaldo Rodrigues, e Juliana Dutra, diretora da ABES-SP e coordenadora adjunta do evento e do tema “Inclusão social e acesso universal”, que analisaram a temática levantada na apresentação de Juan Koutoudjian.

De forma remota, estiveram presentes no bate-papo sobre o assunto Álvaro Menezes, diretor nacional da ABES, Geny Formiga, presidente da ABES Seção Rio Grande do Norte, e André Horta, presidente da ABES Seção Minas Gerais.

A BWW 2024 acontece até sexta-feira (7), de forma 100% online, em plataforma digital exclusiva e interativa. O conteúdo da BWW 2024 ficará disponível online por 90 dias para os inscritos. Você ainda pode se inscrever para acompanhar o evento (clique aqui)

RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 gaza88 INDO666 RATU89 RATU89 GAZA88 GAZA88 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 RATU89 JUDI89 RATU89