Últimas Notícias

30º Encontro Técnico de Alto Nível da AIDIS aborda controle de perdas


Realizado online, com transmissão pelo canal da ABES-SP no YouTube e um público de quase 140 pessoas, o evento foi um aquecimento rumo ao 10º Seminário Nacional de Gestão de Perdas de Água e Eficiência Energética da ABES, que ocorrerá nos dias 8 e 9 de novembro, em Porto Alegre/RS. 


Comemorando o Dia Interamericano da Água (celebrado em 7 de outubro), a 30ª edição do Encontro Técnico de Alto Nível da AIDIS – Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental reuniu especialistas, nesta quarta-feira (18), para falar sobre Controle de Perdas. Realizado online, com transmissão pelo canal da ABES-SP no YouTube e um público de quase 140 pessoas, o evento foi um aquecimento rumo ao 10º Seminário Nacional de Gestão de Perdas de Água e Eficiência Energética da ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, que ocorrerá nos dias 8 e 9 de novembro, em Porto Alegre/RS.

O encontro teve como moderador Paulo Robinson da Silva Samuel, representante da AIDIS no Brasil e presidente da ABES Rio Grande do Sul.

Participaram da abertura José Luis Inglese, presidente da AIDIS; Alceu Guérios Bittencourt, presidente nacional da ABES; e Luiz Pladevall, presidente da ABES-SP. 

“A AIDIS é  uma associação que completa 75 anos este ano e um dos temas fundamentais é água potável para todos. Perda de água precisa ser discutida em seminários como esse para que tenhamos apoio de organizações e conscientização de todos”, enfatizou em sua fala o presidente da AIDIS. 

Em seu discurso, Alceu Guérios Bittencourt aproveitou para agradecer à AIDIS pela realização do evento e frisou: “Precisamos estreitar mais sobre o assunto e abrir espaços de participação dos profissionais. É uma pauta permanente, tem muito impacto em todo setor e afeta diretamente a eficiência para os prestadores de serviços. Esse webinar levanta os pontos de discussão que serão repercutidos no evento em novembro”.  

Luiz Pladevall reforçou que o webinar é um aquecimento para o seminário dos dias 8 e 9 de novembro, na capital gaúcha. “Estamos trabalhando há vários meses para esse evento que é de extrema importância para América Latina e para o Brasil. É preciso abordar a melhoria da eficiência operacional desse setor. Esse evento é essencial para encontrar caminhos para atingir as metas futuras”, destacou o presidente da ABES-SP.

Palestras

O webinar teve início com o palestrante Ricardo Rover Machado,coordenador da Câmara Temática de Gestão de Perdas de Água e Eficiência Energética da ABES,  falando sobre o “Seminário Controle de Perdas – novembro de 2023, Porto Alegre, Brasil”.

Na sequência foi a vez da engenheira Cristina Vallejo,diretora de DIAMSA (Divisão Interamericana de Ambientes Sustentáveis) da AIDIS – Equador, que mostrou um resumo sobre DIA-A (Dia de Água).

Nivaldo Rodrigues da Costa Júnior,superintendente de Desenvolvimento Operacional – Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) e vice-presidente da ABES-SP, abordou o “Controle de Perdas – programa corporativo de redução de perdas (estratégia) ”.

Dando continuidade ao webinar, Sergio Bomfim Pereira,representante da ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico), apresentou um panorama sobre perdas em âmbito Brasil e sobre segurança hídrica do abastecimento urbano.

O palestrante seguinte foi Alexandre Arruda, consultor especialista da HWater, que destacou o “Panorama sobre a Gestão das Perdas no Âmbito Brasil: Qual a Escola de Gestão Temos Adotado? ”.

Moisés Salvino,gerente executivo de Engenharia da Aegea Saneamento, trouxe um estudo de caso da região do estado de Santa Catarina.

O evento foi concluído com a palestrante Nayara Paques, engenheira e executiva técnica da Wavin Services, abordando sobre “Gestão Eficiente de Perdas por meio de serviço de gerenciamento da Amanco Wavin”.

Assista ao evento na íntegra: 

RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 gaza88 INDO666 RATU89 RATU89 GAZA88 GAZA88 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 RATU89 JUDI89 RATU89