Últimas Notícias

Iniciativa da ABES-SP: 1ª edição de 2023 do Programa Roda do Saneamento traz palestras da Aegea, da Arsesp e do Aquapolo Ambiental

Abrindo a programação do ano, organizações associadas da ABES-SP mostraram que os desafios para atingir a universalização do saneamento no Brasil podem ser superados com apoio da climatologia, tecnologias inovadoras, esforços para construir a segurança hídrica e regulação adequada.

Com participação das organizações associadas AEGEA Saneamento, AQUAPOLO Ambiental e ARSESP – Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental Seção São Paulo (ABES-SP) promoveu, nesta quinta-feira, dia 30 de março, a 1ª edição 2023 do Programa Roda do Saneamento, no formato híbrido, com presença do público no auditório da ABES-SP, e online, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube.

Idealizado pela ABES-SP, o programa é um evento interativo com palestras exclusivas de empresas associadas e aberto ao público em geral. Ao abrir a programação desta primeira edição do ano de 2023, Roseane Garcia, diretora da ABES-SP e coordenadora das Câmaras Técnicas de Saúde Ambiental e Resíduos Sólidos, ressaltou que a iniciativa tem como objetivo estimular o conhecimento, a informação, a conscientização e colaborar com as questões relativas ao saneamento ambiental, com o intuito de alcançar a universalização do saneamento, alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
Luiz Pladevall, presidente da ABES-SP

Ao fazer a abertura e dar as boas-vindas aos participantes, Luiz Pladevall, presidente da ABES-SP, destacou a importância da participação de todas as empresas e a contribuição de cada uma para os objetivos propostos pela Roda do Saneamento.

“O ideal do programa é criar um ambiente para as discussões das questões ligadas ao saneamento. Temos grandes desafios no país para atingir a universalização e a colaboração de todos, neste sentido, é de extrema importância, uma vez que estamos trazendo para o diálogo temas relevantes para o setor. A ABES São Paulo tem vários produtos com o objetivo de atender às necessidades do mercado. Estamos olhando para dentro, discutindo com o mercado, até para suprir melhor as necessidades do setor”, ressaltou comentando sobre outras iniciativas como o Bar da ABES, em São Paulo, que já está com a programação disponível; e o 32º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental (CBESA), que acontece entre 21 e 24 de maio, em Belo Horizonte, MG.
Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
Roseane Garcia, diretora da ABES-SP

Roseane Garcia reforçou que a ABES é a “casa do saneamento” e neste programa Roda do Saneamento, com o apoio das empresas associadas, estão pautados vários temas relevantes para o setor. Na sequência, a engenheira convidou o embaixador deste programa, Dante Ragazzi Pauli, superintendente de Planejamento Integrado da Sabesp e coordenador da Câmara Temática de Comunicação da ABES, que junto com Mara Ramos, atual superintendente do DAEE e membro do Conselho Diretor da ABES-SP, propôs a concepção do Programa Roda do Saneamento pela ABES São Paulo, cujo lançamento foi em outubro de 2022. À época, Mara era engenheira da Superintendência de Planejamento Integrado da Sabesp.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
Dante Ragazzi Pauli, coordenador da Câmara de Comunicação da ABES
De forma remota, Dante Pauli agradeceu os participantes e salientou os objetivos do programa em trazer figuras importantes do saneamento que possam ajudar o país a alcançar a tão sonhada e necessária meta da universalização. “Devido à sua complexidade e ousadia, a meta não se cumpre se não pensarmos em inovação e tecnologia, por isso é muito bom saber o que as empresas têm feito nesse sentido e em temas co-relevantes, como a segurança hídrica, lembrando que os fenômenos de seca vêm se repetindo cada vez mais em períodos menores e temos que estar atentos a isso. Portanto, estou muito feliz com a escolha do tema desta primeira reunião”, acenou.  

Ele destacou também a pluralidade da ABES-SP em trazer experiências de todas as ordens no setor de saneamento, com prestadores de serviços e órgãos reguladores, entre outros, tanto em níveis público quanto privado, somando assim como referências para o setor cumprir com as metas da universalização.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
Tamires Koga, coordenadora de Segurança Hídrica da AEGEA

A programação de palestras foi aberta com o tema “Segurança Hídrica e Climatologia na Gestão da Água”, proferida por Tamires Koga de Carvalho, coordenadora de Segurança Hídrica da AEGEA, que apresentou no case o passo a passo de como a companhia superou os desafios enfrentados no período de 2020/2022 com a estiagem de água em todo o Brasil.  

Segundo ela, o primeiro passo foi fazer uma parceria com a Climatempo para acompanhar as previsões meteorológicas em nível nacional e em tempo real. “Este trabalho evoluiu para o monitoramento de eventos extremos e envio de alertas, que serviram de orientação para mobilizar os trabalhos dos operadores e engenheiros da companhia, entre outros envolvidos”, explicou.

Tamires abordou também os investimentos em prol da segurança hídrica, a importância da resiliência hídrica e os planos de ação sobre a estiagem, embasados com o apoio da climatologia, para desenvolvimento dos trabalhos a longo prazo. “Conseguimos utilizar essas informações ao longo do ano. Elas são essenciais para os operadores de água e esgoto entenderem como as bacias funcionam, para cuidar de forma que seja mantido o abastecimento. As mudanças climáticas já são uma realidade, o cenário não é favorável e precisamos agir”, salientou.
Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

O programa prosseguiu com a segunda palestra sobre o “Maior Case de Reciclagem de Água da América Latina – AQUAPOLO Ambiental”. A empresa associada da ABES trouxe os executivos Marcio José, diretor-presidente, e o diretor Fernando Gomes. O empreendimento, resultado de parceria entre a GS Inima Industrial e a Sabesp, foi desenvolvido como uma solução para a gestão hídrica das mudanças climáticas. Há 10 anos a AQUAPOLO fornece água reciclada para o Polo Petroquímico de Capuava e indústrias da Região do ABC Paulista.

Em suas palavras, Marcio José parabenizou a ABES-SP pela iniciativa, como sendo um evento extremamente importante e relevante para disseminar as iniciativas das diversas empresas de saneamento e associadas. “A oportunidade de compartilhar as melhores experiências é fundamental”, disse, continuando em um bate-papo informal com a apresentação institucional sobre a AQUAPOLO e as ferramentas que alicerçam o trabalho da empresa em prol do reúso de água.
Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
Fernando Gomes, diretor da Aquapolo
Fernando Gomes, por sua vez, frisou que a ideia da Roda do Saneamento é importante para o diálogo dos representantes do setor, uma vez que está se tornando cada vez mais evidente a criticidade do acesso à água e ao tratamento de esgoto e o quanto isso exige novas tecnologias, entre outros fatores para prevenir a escassez hídrica no Brasil.

O executivo apresentou o histórico do Projeto AQUAPOLO pontuando os principais resultados do trabalho e sua contribuição para a atender a disponibilidade de água no Polo Petroquímico de Capuava e região.

Para finalizar a apresentação, Marcio José destacou os compromissos da AQUAPOLO o reúso da água, com o reconhecimento da Braskem em razão das ações que ajudaram a empresa a superar os desafios da crise hídrica dos anos 2014-2015 em São Paulo.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
Gustavo Zarif, diretor de Regulação Técnica e Fiscalização dos Serviços de Saneamento Básico na ARSESP

A programação desta primeira edição da Roda do Saneamento 2023 foi finalizada com a palestra “15 anos construindo a regulação dos serviços públicos – ARSESP”, ministrada por Gustavo Zarif Frayha, diretor de Regulação Técnica e Fiscalização dos Serviços de Saneamento Básico na ARSESP. A empresa associada é uma autarquia de regime especial, com autonomia decisória, administrativa, orçamentária e financeira, vinculada à Secretaria de Governo do Estado de São Paulo, que tem entre suas atribuições regular, controlar e fiscalizar os serviços de gás canalizado e de saneamento básico de titularidade estadual ou serviços de competência municipal, delegados por convênio à ARSESP.

Gustavo elogiou a iniciativa da ABES-SP em promover a Roda do Saneamento e a relevante contribuição para o setor de saneamento e a oportunidade de mostrar o case da ARSESP, uma agência multissetorial que já soma 24 anos de experiência em regulação e fiscalização na área de gás e energia elétrica e 15 de atuação no setor de saneamento básico. “A agência é considerada pelas suas coirmãs como benchmarking pela sua performance de atuação e bom relacionamento mantido com todas as agências de saneamento”, comentou, destacando entre as iniciativas empreendidas a atuação em prol do Programa Novo Rio Pinheiros em apoio à Sabesp, e que contou com parceiros como a ABES e outras companhias do setor.
Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
Danielle Christine Ramos Lodi, gerente de Estudos Técnicos da Diretoria de Saneamento da ARSESP

A participação da ARSESP teve também a apresentação de Danielle Christine Ramos Lodi, gerente de Estudos Técnicos da Diretoria de Saneamento, que falou sobre “Os desafios da regulação técnica dos serviços de resíduos sólidos”.

A especialista fez um panorama sobre a regulação em torno dos resíduos sólidos e a atuação da Agência Reguladora, explicando as atualizações legislativas trazidas pelo novo marco legal, com destaque para as informações que abrangem as atividades das entidades reguladoras e contemplando algumas responsabilidades voltadas para o poder público municipal e os titulares dos serviços.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Ao final, os participantes, online e presencialmente, puderam fazer perguntas aos palestrantes. Roseane Garcia informou que o calendário da Roda do Saneamento e empresas participantes para 2023 já está fechado, anunciando que a próxima será no dia 27 de abril. A coordenadora das Câmaras Técnicas de Saúde Ambiental e Resíduos Sólidos ressaltou a importância da participação de todos em prol da melhoria do saneamento ambiental no Brasil. “Que possamos levar um saneamento à altura do brasileiro, com qualidade e universalização!”, concluiu.

A 1ª edição da Roda do Saneamento 2023 pode ser assistida na íntegra acessando este link

Confira os próximos eventos:

Bar da ABES-SP: dia 19 de março (quarta-feira), às 18h – Mentore Tech: “Realidade Aumentada – Ferramenta para Operação, Manutenção e Gestão de Ativos” – Fábio Nóbrega, diretor da empresa.

E a 2ª rodada do Programa Roda do Saneamento já tem data marcada: 27 de abril de 2023, com participação da Fundação da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê – Fabhat, da Improv Equipamentos e da Enops Engenharia S/A.

1 Comentário em Iniciativa da ABES-SP: 1ª edição de 2023 do Programa Roda do Saneamento traz palestras da Aegea, da Arsesp e do Aquapolo Ambiental

  1. Thanks for the different tips shared on this blog. I have observed that many insurance providers offer shoppers generous savings if they favor to insure many cars with them. A significant quantity of households possess several cars these days, specially those with old teenage young children still residing at home, and also the savings with policies might soon begin. So it pays off to look for a good deal.

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.