Últimas Notícias

Congresso da ABES 2023 terá painel sobre Planos de Ação de Emergência Conveniados. Leia entrevista com o coordenador Rafael Volquind

Especialistas vão abordar como organizações podem atuar em conjunto em caso de acidentes ambientais. O evento será realizado de 21 a 24 de maio, no Expominas, em Belo Horizonte/MG.

A programação do 32º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental (CBESA), o Congresso da ABES 2023, está disponível. Um dos painéis terá como tema “Planos de Ação de Emergência Conveniados: como organizações podem atuar em conjunto em caso de acidentes ambientais” – Câmara Temática de Meio Ambiente – Sessão H1.

O maior e mais importante encontro do saneamento ambiental e meio ambiente no Brasil será presencial no Expominas, em Belo Horizonte, Minas Gerais, de 21 a 24 de maio. O tema que irá nortear todas as discussões desta edição do evento é “Saneamento Ambiental: desafios para a universalização e a sustentabilidade”. As inscrições estão abertas. Confira aqui os pacotes de grupos com desconto.

O Painel
Acidentes ambientais não têm hora para acontecer. Por mais que se invista na sua prevenção, os fatores de risco seguem existindo, ainda que em menores dimensões. Suas causas também podem ser diversas – dimensionamento inadequado, manutenção deficiente, falhas operacionais ou mesmo fenômenos da natureza, ampliados pela ação humana, como os resultantes das mudanças climáticas. Desta forma, além da prevenção, ações de contingência são de extrema importância para redução de danos materiais, ambientais e principalmente de vidas humanas, passando por interrupções de serviços de saneamento básico, que comprometem a saúde. Neste contexto, a atuação conjunta e organizada de diversas instituições propicia a união de esforços e recursos diante de acidentes, permitindo reduzir suas consequências. Diversos setores da sociedade dispõem de Planos de Emergência Individuais. Quando tais planos são conveniados ou integrados entre si, ou ainda seguindo diretrizes de um Plano Geral, as perspectivas de sucesso são otimizadas, pois ocorre aumento da perspectiva de ampliação das estruturas e das áreas de intervenção. Objetivo deste painel é trazer casos práticos de ações e atuações integradas, organizadas pelo poder público ou por instituições privadas, que reduzem sensivelmente os danos consequentes de um acidente ambiental, bem como debater o potencial de implementação em outras áreas da sociedade organizada.

Palestrantes confirmados: Joel Goldenfum, diretor do Instituto de Pesquisas Hidráulicas, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e Osvaldo Moraes, diretor do Cemaden – Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, e Capitão Lucas Alves Pacheco, Corpo de Bombeiros de Minas Gerais. 

Referência para a comunidade acadêmica, o evento contará com mais de 50 painéis de discussão, divididos entre Diálogos Setoriais, Sessões das Câmaras Temáticas e Sessões com quatro eixos: Esgoto, Resíduos e Economia circular, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, e Desenvolvimento Operacional e Inovação das empresas de saneamento.

O painel sobre Planos de Ação de Emergência Conveniados é organizado por Rafael Volquind, coordenador da Câmara Temática Nacional de Meio Ambiente da ABES, e . “Nosso objetivo é trazer ao debate a importância do preparo de equipes do poder público e da iniciativa privada, bem como da população interessada, na atuação conjunta diante de eventos extremos, procurando salvar o maior número possível de pessoas e manter sua dignidade”, ressalta.

Confira a entrevista com Rafael:

Portal da ABES – Qual a sua visão sobre a realização do Congresso em Belo Horizonte, como primeiro evento totalmente presencial desde a pandemia?

Rafael Volquind – O Congresso da ABES é tradicional, é um evento para muita troca de conhecimento, divulgação e publicação. Mas também é oportunidade de novos e velhos contatos, além de podermos rever grandes amigos que vamos conhecendo a cada edição! O evento totalmente presencial permitirá novamente a grande circulação de pessoas com interesses nas mais diversas áreas do saneamento ambiental e a realização! Além disso, o evento presencial traz mais foco e atenção do participante, que fica imerso no ambiente do Congresso e aproveita muito mais cada minuto do seu tempo.

Portal da ABES – De que forma você considera que o Congresso contribui para discussões em um cenário de mudanças climáticas e seus impactos, e, ainda, considerando as novas gestões dos governos federal e estaduais?

Rafael Volquind – No ambiente do Congresso teremos profissionais de referência trazendo suas diversas visões sobre o tema, desde a disponibilidade hídrica, passando por prevenção, até ações de contingência tão necessárias em um mundo que sofre rapidamente com as mudanças climáticas. Teremos oportunidade de ouvi-los e debatermos com eles sobre iniciativas, soluções e inovações para que o setor saneamento ambiental possa também estar cada vez mais preparado para o enfrentamento. Esperamos que as novas gestões públicas manifestem seu interesse e disposição em ações de prevenção e também de adaptação às situações impostas pelo clima.

Portal da ABES – Em sua visão, qual é a importância de trazer o tema “Planos de Ação de Emergência conveniados: como organizações podem atuar em conjunto em caso de acidentes ambientais”?

Rafael Volquind – Os recentes acontecimentos vivenciados em solo brasileiro, para mantermos a nossa realidade, nos mostram o quanto as vidas humanas são negligenciadas pelos poderes públicos em geral. Dezenas de eventos de deslizamentos, escorregamentos, soterramentos e enchentes estão acontecendo todos os anos, destruindo a vida das pessoas e até matando-as. A falta de preparo para o enfrentamento destas situações é um agravante às ocupações indevidas. Nosso objetivo é trazer ao debate a importância do preparo de equipes do poder público e da iniciativa privada, bem como da população interessada, na atuação conjunta diante de eventos extremos, procurando salvar o maior número possível de pessoas e manter sua dignidade.

Portal da ABES – Quais serão as suas principais contribuições sobre este assunto?

Rafael Volquind – À frente do painel, a Câmara Temática de Meio Ambiente quer explorar ao máximo a participação dos palestrantes. Vamos trabalhar para que possam trazer o melhor de suas vivências e conhecimento. Pretendemos instigá-los ao máximo para que todos tenham satisfação em participar deste debate.

4 Comentários em Congresso da ABES 2023 terá painel sobre Planos de Ação de Emergência Conveniados. Leia entrevista com o coordenador Rafael Volquind

  1. For the reason that the admin of this site is working no uncertainty very quickly it will be renowned due to its quality contents.

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.