Últimas Notícias

ABES-SP reúne empresas e entidades associadas para ouvir sugestões para “Programa Roda do Saneamento”

A chamada de casos abre no dia 13 de fevereiro para todos profissionais da área e afins, organizações públicas e privadas que queiram participar.

Dada a importância crescente do saneamento para as políticas públicas, desenvolvimento econômico, social, sustentabilidade econômica e ambiental, ESG,e alinhada com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, a ABES-SP cria o PROGRAMA RODA DO SANEAMENTO

O programa será apresentado no formato de webinar e dividido em duas partes, a primeira parte é voltada para os associados pessoas jurídicas com apresentação de temas relevantes e, a segunda parte, a seleção de casos que terá inscrições no site. A participação é gratuita.

A chamada de casos abre no dia 13 de fevereiro de 2023 para todos profissionais da área e afins, organizações públicas e privadas que queiram participar.

O Programa Roda do Saneamento tem como objetivos :

– Identificar projetos de sucesso na temática de saneamento e documentá-los.

-Discutir questões relacionadas à temática do saneamento ambiental, principalmente nos quatro eixos do saneamento básico.

-Garantir  a participação efetiva dos associados pessoas jurídicas.

-Reunir um conjunto de boas práticas que tratam temas de alta relevância para a sociedade brasileira que podem ser replicados em maior ou menor grau para gerar valor e contribuir na busca das metas de universalização dos serviços.

-Gerar e registrar conhecimentos relevantes para as organizações públicas e privadas, com o intuito de expandir a promoção de boas práticas e novas soluções.

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental Seção São Paulo (ABES-SP) reuniu na manhã desta terça-feira, 07 de fevereiro empresas e entidades associadas para ouvir sugestões para o programa “Roda do Saneamento”. 

“No ano passado, fizemos o lançamento desse programa. E, esperamos que em 2023 possamos trazer temas e assuntos relevantes para a Roda do Saneamento, afirmou Roseane Garcia Souza, diretora da ABES-SP e coordenadora do programa, das Câmaras Técnicas de Saúde Ambiental e Resíduos Sólidos, durante a reunião.

Durante a reunião, os participantes puderam conhecer os detalhes do programa Roda de Saneamento. Além disso, apresentaram as principais demandas e assuntos relevantes para serem levados ao programa.

“A ideia é que todos possam trazer temas que não são apenas da nossa escolha, mas de relevância para o setor de Saneamento. Temos várias novidades e discussões em andamento e a ideia é abrir o debate e pensar juntos sobre quem convidar, seja para participar ou para fazer palestras. Nosso grande objetivo é discutir o setor, ouvir as partes interessadas”, ressaltou o embaixador do programa Dante Ragazzi Pauli, coordenador da Câmara Técnica de Comunicação ABES e Câmara Técnica de Gestão da AESBE (Associação Brasileira de Empresas Estaduais de Saneamento).

“O destaque da ABES é a pluralidade e essa é a ideia da roda de Saneamento: falar com os representantes do setor e convidá-los a trazer temas, participar da forma que traga eficiência para todos e para a ABES, que está cumprindo o papel de ser o catalizador do Saneamento. Todos estão sendo representados aqui: universidades, setor público, privado, estudantes”, complementou.

Os participantes da reunião desta terça-feira foram: Alessandro Siqueira Tetzner, gerente de gestão da qualidade da SANASA; Ana Lucia Brasil, coordenadora da Câmara Técnica de Saneamento e Saúde em Comunidades Isoladas da ABES; Ana Paula Brites, Superintendente de Regulação Técnica de Saneamento Básico pela Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (ARSESP); Carlos Berenhauser, diretor da ABES-SP e coordenador da Câmara Técnica de Perdas e Eficiência Energética; Cintia Matsuguma, diretora técnica e de engenharia da Effico Saneamento; Evandro Biancarelli, superintendente de gestão da Dae Jundiaí S/A – Água e Esgoto; Valter Maia, superintendente de engenharia da Dae Jundiaí S/A – Água e Esgoto; José Faggian, presidente do Sintaema (Sindicato dos trabalhadores em água, esgoto e meio ambiente do estado de São Paulo) e funcionário da Sabesp; Fernando Gomes, diretor do Aquapolo Ambiental; Márcio José, presidente do Aquapolo Ambiental; Helio Cesar Suleiman, diretor-presidente da FABHAT (Fundação Agência da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê); Marisa Guimarães, diretora da ABES-SP; Renato Cardoso, diretor do Departamento de Planejamento do SEMAE (Serviço Municipal de Água e Esgoto) Piracicaba; Rogério Tavares, vice-presidente de Relações Institucionais da Aegea; Sonia Nogueira, consultora do Uso Racional da Água, instrutora e educadora ambiental; Paulo Eduardo, representando a Poyry Tecnologia Ltda; Célia Castelló, apoio institucional na ABES-SP; entre outros representantes da ABES-SP.

Os principais temas abordados na reunião como sugestão de inclusão na lista dos temas já existentes para o programa foram reciclagem de água, perdas, segurança hídrica, regulação, eficiência energética, saneamento rural, atendimento em água e esgoto para a população vulnerável, uso de águas cinzas, entre outros. Também foram apresentados prazos para inscrições e o cronograma da Roda do Saneamento.

Sobre a Roda do Saneamento

O programa tem o objetivo de discutir questões relacionadas à temática do saneamento ambiental, ampliando o debate acerca do tema e garantindo a participação efetiva, das nossas entidades associadas, especialistas e diversos atores interessados e envolvidos com o tema saneamento, e irá receber a inscrição de Casos , que serão posteriormente selecionados e divulgados, com o intuito de expandir a promoção de boas práticas e novas soluções.

A Roda do Saneamento foi lançada em um evento realizado no dia 27 de outubro de 2022, presencialmente na ABES-SP, com transmissão ao vivo no YouTube. O encontro abordou o tema Saneamento: Os desafios para atendimento às populações vulneráveis.

Saiba mais sobre o Programa Roda do Saneamento aqui.

 

 

Participe! Seja o primeiro a comentar

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.