Últimas Notícias

Seminário Novo Rio Pinheiros: especialistas falam sobre oxigenação, manutenção dos sistemas, resultados e intervenções urbanísticas

O evento foi promovido pela ABES Diretoria Nacional e ABES-SP, nesta quinta (8). Os palestrantes foram Itamar Rodrigues (EMAE); Bruno Sidnei da Silva (Sabesp); e Nivaldo Rodrigues da Costa Junior (Sabesp). Assista no YouTube.

Oxigenação, Manutenção dos Sistemas, Resultados Obtidos e Intervenções Urbanísticas. Estes foram os destaques do Painel 4 do Seminário Novo Rio Pinheiros – Novas Tecnologias e Soluções Adotadas. Sucesso de público, o evento foi realizado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES Diretoria Nacional e pela Seção São Paulo (ABES-SP) nesta quinta-feira, 8 de dezembro, no formato presencial, no Centro Brasileiro Britânico na capital paulista, com transmissão online pelo canal da ABES no YouTube (assista aqui). Confira aqui o álbum de fotos.

O último painel foi moderado por Josivan Cardoso, diretor executivo da ABES e coordenador da Câmara de Gestão de Recursos Hídricos. “O evento foi muito importante para a disseminação do conhecimento de um projeto integrado, principalmente para todos aqueles que sabem da importância de projetos tão fortes e tão fundamentais para a sociedade, voltados à conservação e à preservação dos nossos recursos hídricos”, enfatizou o moderador.

“O projeto Rio Pinheiros aqui demonstrado durante o dia mostra que realmente a integração de sistemas, a integração entre os atores envolvidos é o que traz resultados e que faz realmente as metas acontecerem. Então, o evento certamente contou com as presenças daqueles que conhecem, que atuaram e muitas pessoas especialistas da área e que puderam comprovar os resultados já obtidos durante esse tempo de projeto realizado”, completou o executivo.

Os palestrantes foram Itamar Rodrigues, diretor de Geração da Empresa Metropolitana de Águas e Energia – EMAE; Bruno Sidnei da Silva, gerente de execução de Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Sabesp; e Nivaldo Rodrigues da Costa Junior, superintendente da Unidade de Tratamento de Esgotos da Diretoria Metropolitana da Sabesp.

Na oportunidade, Itamar Rodrigues falou sobre intervenções urbanísticas, detalhando a atuação da EMAE no Rio Pinheiros. O palestrante explicou o que já foi feito e os resultados obtidos por meio destas ações.

“Muito importante este evento realizado pela ABES, porque. primeiro, mostra todo esse projeto do Rio Pinheiros, que vem desde 2019, integrando quatro empresas. A Empresa Metropolitana de Águas e Energia – EMAE, a Sabesp, a Cetesb e a DAEE mostram que cada uma fez e o que continua fazendo para lograr o êxito desse projeto, que é o maior projeto de engenharia sanitária e ambiental que existe hoje no mundo, não é nem no Brasil. Então, parabenizo mais uma vez a ABES e me coloco à disposição para eventuais programas de palestras e congressos que tiverem pela frente”, reiterou Itamar.

Bruno Sidnei fez uma apresentação com foco no Sistema de Oxigenação (SOX) e seus aspectos técnicos. O SOX é um dos projetos que integra as ações de despoluição do Rio Pinheiros e consiste na implantação de uma tecnologia de injeção de solução supersaturada de oxigênio dissolvida para a realização de testes sobre o incremento na autodepuração que acontece no rio.

“O evento foi bastante positivo para fazermos uma retrospectiva de todas as ações que foram feitas no programa do Rio Pinheiros. Esse é um programa de muito sucesso, eu acho que vamos ser lembrados daqui um tempo, em função de todas essas melhorias que conseguimos fazer em um espaço de tempo bastante curto. Eu, como profissional, trabalho na Sabesp há 10 anos, tenho uma satisfação enorme de ter participado desse programa, que eu acredito que não é um programa de governo, é um programa que veio de fato para ficar, porque a sociedade está inserida no programa e ela vai ser o nosso fiscal do bem para que a gente consiga manter a qualidade que conseguimos chegar nesse momento”, reforçou Bruno.

Por fim, Nivaldo Rodrigues abordou a manutenção dos sistemas implantados e índices alcançados. Na ocasião, ele detalhou algumas das práticas utilizadas na Sabesp, como monitoramento da qualidade de água, diagnóstico do sistema de coleta e afastamento, entre outras medidas.

Sobre o Novo Rio Pinheiros, enfatizou que “o objetivo é compartilhar com o país inteiro experiências do que deu certo, do que deu errado, tudo que nós aprendemos para um país que necessita tanto de saneamento. Este é o papel da ABES neste evento”, afirmou Nivaldo Rodrigues.  

Após as apresentações, os palestrantes integraram um debate com a contribuição de perguntas do público, esclarecendo as principais dúvidas sobre o tema e trocando experiências. Cada participante contribuiu com uma parte da grande história do Novo Rio Pinheiros.

Ao final do evento, o presidente nacional da ABES, Alceu Guérios Bittencourt, fez um balanç So da realização. Nós avaliamos que o resultado foi muito bom. O objetivo era divulgar, porque é um grande empreendimento, que adotou muitas metodologias novas, estratégias específicas. E que não eram até hoje de conhecimento amplo. Ainda precisa ser mais divulgado, mais discutido. A ABES cumpriu, com este evento, seu papel de divulgação técnico-científica”, reforçou.

O programa, segundo o presidente nacional da ABES, tem vários aspectos inéditos. “É uma grande intervenção de despoluição. Uma área muito densa, de mais de 2 milhões de habitantes, com problemas urbanos sérios, de ocupação informal em grandes áreas. Muitas inovações foram feitas no tratamento dessa questão, entre elas, a conexão de esgoto, mesmo em condições muito difíceis, em que não se fazia até hoje. Nessas áreas muito densas, áreas com habitações às vezes localizadas sobre córregos, em vários casos foi possível fazer conexão”, explicou o especialista.

“Então, essa é uma situação nova de atendimento por coleta de esgoto a uma população em condição de habitação muito difícil, que precisa ser conhecida e avaliada, assim como toda a combinação que foi feita de realizar por meio de contratos de performance praticamente a universalização da coleta dos esgotos, encaminhamento para tratamento e ainda complementar com tratamento direto em alguns pontos de cursos d’água mais críticos e até na própria calha do rio Pinheiros, com uso de oxigenação direta. São várias técnicas que se combinaram. Os resultados até agora têm sido muito bons. É um projeto que deve continuar sendo desenvolvido, monitorado, avaliado e mantido. Para nós, da ABES Diretoria Nacional e ABES São Paulo, que tomou a iniciativa, há uma satisfação muito grande com os resultados”, concluiu Alceu Guérios Bittencourt.

Luiz Pladevall, presidente da ABES-SP, também celebrou a realização. “Encerramos o evento do programa Novo Rio Pinheiros constatando um sucesso total. Tivemos quatro painéis e fizemos uma varredura de todo o projeto, desde a sua estruturação, da fase da parte social, da parte das obras não ortodoxas, da parte das URs e depois, finalmente, os resultados obtidos e a parte urbanística”, sublinhou.

“Realmente, o projeto é diferenciado, o Governo do Estado de São Paulo está de parabéns. Foi uma iniciativa que em três anos mostrou vários resultados e hoje nós temos novos desafios em SP, na Região Metropolitana, pois ainda tem muito o que fazer”, ponderou Pladevall. “Portanto contamos com iniciativas para a despoluição dos próximos rios, na RMSP. É isso que gostaríamos de destacar. E que vocês venham para ABES, que fez um trabalho fantástico com esse evento”, convidou.

Josivan Cardoso, diretor executivo da ABES, destacou que o seminário foi muito importante para a disseminação de conhecimento de um projeto integrado. “Principalmente para todos aqueles que sabem do significado de projetos tão fortes e tão fundamentais para a sociedade, que é realmente a conservação e preservação dos nossos recursos hídricos”, salientou.

“Vele destacar que o que se foi feito aqui é realmente disseminar bons projetos que podem ser inclusive usados como exemplos para implementação de tantos desafios que nós temos nos nossos corpos hídricos para a recuperação, conservação e para a integração da sociedade, de todos os investimentos com qualidade, com toda a questão também de mudar os ambientes poluídos, que devem ser resgatados do ponto de vista total do ambiente para que ele sirva pra o uso social da comunidade e para a qualidade de vida de toda a população”, reforçou Josivan Cardoso.

O Seminário Novo Rio Pinheiros teve Patrocínio Ouro do Consórcio TPF-Engecorps, Engeform e Passarelli; e Patrocínio Prata da CAA Company, HAGAPLAN, COBRAPE, LBR Engenharia, ENCIBRA, NIPPON KOEI LAC Do Brasil, GERIBELLO Engenharia, SONDOTECNICA e VIZCA. O vídeo completo está disponível aqui.

 

2 Comentários em Seminário Novo Rio Pinheiros: especialistas falam sobre oxigenação, manutenção dos sistemas, resultados e intervenções urbanísticas

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.