Últimas Notícias

ABES-SP promove encontro das Câmaras Técnicas e JPS para discutir atividades

Realizado nesta quinta (14) na sede da entidade, na capital paulista, o evento reuniu coordenadores das CTs e do programa Jovens Profissionais do Saneamento da seção para abordar o planejamento de ações para o segundo semestre. Na ocasião, também aconteceu a confraternização julina da entidade.

Nesta quinta-feira, 14 de julho, a ABES Seção São Paulo reuniu em sua sede, na capital paulista, e online membros das Câmaras Técnicas e do programa Jovens Profissionais do Saneamento – JPS-SP. Na pauta, as atividades desenvolvidas e o planejamento de ações para o segundo semestre deste ano, além da aprovação de propostas. 

Na ocasião, para celebrar e incentivar o trabalho das CTs, também foi realizada a confraternização julina da entidade, com comidas e bebidas típicas. 

O evento foi apresentado pelo presidente da ABES-SP, Luis Pladevall, e teve como facilitadora Roseane Garcia, diretora da seção e coordenadora das Câmaras Técnicas de Resíduos Sólidos e de Saúde Ambiental.

Os outros participantes foram as coordenadoras Ana Paula Silveira (CT Educação Ambiental), Ana Lúcia Brasil (CT Saneamento e Saúde em Comunidades Isoladas), e os coordenadores Luis Pladevall (CT Gestão de Perdas e Eficiência Energética), Ricardo Crepaldi (CT Meio Ambiente e Mudanças Climáticas), e Luis Eduardo Grisotto (CT Recursos Hídricos). O Programa Jovens Profissionais do Saneamento (JPS) foi representado por sua coordenadora Maria Fernanda Bentubo. 

Na oportunidade, os especialistas destacaram a importância da realização do evento e da integração das CTs para promover melhorias no saneamento e no meio ambiente. 

“A reunião foi excelente! Criamos esse marco que é essa festa julina para motivar as ações das Câmaras Técnicas. A gente vê a importância da transversalidade entre todas elas junto com o JPS”, disse Luiz Pladevall, que além de presidente, é coordenador adjunto da CT Gestão de Perdas e Eficiência Energética da seção. “Espero que todas as câmaras neste segundo semestre criem bastante atividades. Gostaria de ter pelo menos dois webinários por semana. Temos sete câmaras técnicas para que a gente possa realmente trazer os temas importantes para nossa comunidade”, enfatizou. “A ABES e os técnicos que integram tanto a Diretoria como o Conselho têm muito para divulgar em termos de conhecimento para os nossos associados e a sociedade do Estado de São Paulo”, reforçou Pladevall.

“Nossa reunião foi excelente com a  participação dos coordenadores”, frisou Roseane Garcia. “Temos muito ainda para fazer enquanto câmaras técnicas. Eu como coordenadora e  facilitadora irei cada vez mais promover essa integração das câmaras e realizar atividades em prol da sociedade, do meio ambiente e do saneamento”, afirmou a diretora da ABES-SP.

Ana Lúcia Brasil, coordenadora da CT Saneamento e Saúde em Comunidades Isoladas, também ressaltou que “a reunião foi ótima, produtiva e assim cria um ânimo novo para retomar os trabalhos das câmaras. É  importante realizar um trabalho integrado entre as câmaras e as instituições das quais somos parceiros”.

“O encontro das Câmaras Técnicas e do JPS é um momento muito importante de troca e conhecimento das ações que estão sendo realizadas por cada câmara”, ressaltou Ana Paula Silveira, coordenadora da CT Educação Ambiental. “Com essa troca, é possível atuar em sinergia e ganhar força e abrangência nas ações realizadas pela ABES-SP”. 

“A reunião é extremamente importante  para união e alinhamento  entre as câmaras e anseios da diretoria da ABES sobre o que foi realizado e a previsão do que será feito. A integração proporcionada pelo evento faz com que isso ocorra de forma mais natural e que todos possam trabalhar juntos com conhecimento da Diretoria”, destacou Ricardo Crepaldi, coordenador da CT Meio Ambiente e Mudanças Climáticas. “O evento tem que ser cíclico para que todos possam se reunir de forma presencial para uma harmonia maior do grupo. Nosso foco é ajudar a sociedade com relação aos temas trabalhados por cada Câmara”, salientou.

“A reunião foi importante para divulgar o trabalho e a atuação das Câmaras Técnicas e do JPS da ABES.  Hoje, tivemos uma integração com muitos temas que não são específicos ou exclusivos a uma Câmara Técnica, são temas transversais e integram uma câmara com a outra, o que potencializa muito a atuação das CTs e traz benefícios para a sociedade, para o próprio saneamento, para as próprias pessoas e membros das Câmaras Técnicas”, reforçou Luis Eduardo Grisotto, diretor da ABES-SP e coordenador da CT Recursos Hídricos. “A ABES, os coordenadores e os  participantes das câmaras estão de parabéns pelas ações realizadas. Vamos assumir mais desafios para promover melhorias no saneamento e recursos hídricos do Brasil”, declarou Grisotto.

“A integração entre todas as câmaras e o JPS é muito importante para conectarmos as coordenações da ABES-SP”, disse Maria Fernanda Bentubo, coordenadora do JPS-SP. “Agradeço à Roseane Garcia pela oportunidade! Que possamos manter isso como cultura e transversalizar os próximos eventos”.

Nova Integrante da ABES-SP

Durante a reunião foi anunciada a integração de Célia Castello à equipe da ABES-SP. A profissional, que é coordenadora de eventos da AIDIS – Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental, atua na área ambiental desde 1971. Trabalhou na Organização Panamericana da Saúde, Cetesb – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo e Secretaria do Verde do Meio Ambiente. “Estou muito honrada em poder contribuir com a ABES-SP”, disse Célia.

Sorteio de livro

Ao final da reunião, foram sorteados três livros com temas pertinentes ao saneamento e ao meio ambiente. A engenheira Sônia Nogueira, e os engenheiros Ricardo Crepaldi e Luis Eduardo Grisotto foram os contemplados. 

3 Comentários em ABES-SP promove encontro das Câmaras Técnicas e JPS para discutir atividades

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.