Últimas Notícias

ABES-SP: Subseção Vale do Ribeira realiza ação da campanha DIADESOL no município de Registro

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES-SP) – Subseção Vale do Ribeira, presidida por Fábio Severo, promoveu nesta quarta-feira, 21, em Registro, palestra para professores sobre o DIADESOL, campanha interamericana que a ABES-SP promove para conscientizar sobre os temas relacionados aos resíduos sólidos.

O encontro ocorreu no Sesc Registro e contou com as presenças do secretário do Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente, Nelson Basílio da Silva; da secretária da Educação, Simone Patrícia de Castilho Cunha; e da chefe de Seção Técnica de Projetos Educacionais, Cilze dos Santos Guedes.

A palestra, formatada para os coordenadores pedagógicos da região, foi ministrada por Delaine Romano, vice coordenadora da Câmara Técnica de Resíduos Sólidos da ABES-SP, responsável pela realização do DIADESOL.

O presidente da ABES Subseção Vale do Ribeira, Fábio Severo, abriu o evento e apresentou a ABES e a participação de algumas escolas em edições anteriores do Concurso de Desenho Infantil – DIADESOL, que premiou a aluna do município Ana Clara Cruz Rosa Sibet, do EMEB Prof. Nicéia Hirota da Silva, na edição do concurso em 2015. Em seguida o presidente passou a fala para a secretária da Educação, Simone Patrícia de Castilho Cunha que agradeceu a presença da ABES e parabenizou a entidade pela iniciativa.

Fábio Severo ressaltou a importância da parceria com as Secretarias da Educação e do Meio Ambiente do município. Ele falou sobre a participação de Registro nas atividades do DIADESOL 2015 e afirmou ainda que, nesse momento, busca preparar os coordenadores pedagógicos para trabalhar o tema dos resíduos sólidos com os professores e estes, com os alunos, no dia a dia. “Esta preparação será feita por meio de dinâmicas em grupo, exposições de trabalhos, palestras e vídeos, buscando fazê-los entender o atual cenário mundial, nacional, regional e municipal”, disse. “Desta forma, estamos preparando a presente e a futura geração a se tornar apta a dar um destino correto a geração contínua dos resíduos gerados pela própria sociedade”.

dis

Em sua palestra, a vice coordenadora da CTRS, Delaine Romano, apresentou o conceito e a história do DIADESOL, falou da Cartilha da Política Nacional de Resíduos Sólidos para Crianças, e levantou a questão da logística reversa, ressaltando a importância da norma de logística reversa de medicamentos, publicada recentemente (veja aqui).

Delaine Romano enfatiza que as presenças da secretária de Educação e do secretário de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente demonstram a importância da iniciativa. “As pessoas estavam bem interessadas, fazendo anotações sobre as apresentações, prestado atenção, o que demonstra que o tema é interessante”, destaca. Segundo ela, todos ficaram satisfeitos por ser um tema novo, algo que eles ainda estão iniciando. “Eles querem ideias para trabalhar e foi bem completo porque demos sugestões que pareciam bacanas, como a criação de hortas, compostagem, conhecer melhor o entorno da escola em relação aos resíduos e como ela lida com isso. Deixamos as perguntas para trabalharem com os alunos, então foi muito positivo”, conclui.

A secretária da educação, Simone Patrícia de Castilho Cunha, afirma que para os alunos estudar sobre a Educação Ambiental é o meio mais correto para mudanças no comportamento de toda a família e auxilia na conscientização das consequências relacionadas ao descarte inadequado de resíduos sólidos. “O DIADESOL é uma campanha educativa sobre as questões relacionadas aos resíduos sólidos, que promove através dos Concursos de Desenho a efetiva educação ambiental nas escolas municipais de Registro”, elogiou.

Para o Secretário do Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente, Nelson Basílio da Silva, a iniciativa é muito importante para a cidade, assim como o apoio da Secretaria a ações ambientais nas escolas. “Tudo começa na educação e os alunos são fonte da multiplicação destas ações”, ressalta.

A Chefe de Seção Técnica de Projetos Educacionais, Cilze dos Santos Guedes, agradeceu a participação da ABES e falou da relevância da continuidade dos trabalhos na área ambiental em sua região.

Concurso de Desenho e Vídeo Amador DIADESOL

Desenho vencedor da edição 2015 do DIADESOL, de Ana Clara Cruz Rosa Sibet EMEB Prof. Nicéia Hirota da Silva - Registro - SP
Desenho vencedor da edição 2015 do DIADESOL, de Ana Clara Cruz Rosa Sibet
EMEB Prof. Nicéia Hirota da Silva – Registro – SP

A data limite para entrega dos desenhos infantis e vídeos é 30 de setembro de 2016.

Os vídeos devem abordar o tema “Resíduos Sólidos e Saúde Pública” e os desenhos, “Como os resíduos podem afetar a sua saúde”.

Para saber mais sobre o DIADESOL, acesse aqui.

Clique aqui para conhecer a Cartilha da Política Nacional de Resíduos Sólidos para Crianças.

3 Comentários em ABES-SP: Subseção Vale do Ribeira realiza ação da campanha DIADESOL no município de Registro

  1. Há tempos estávamos nos dedicando ao projeto DIADESOL em parceria com a Seção São Paulo! Os frutos estão surgindo, é muito legal a gente vivenciar o amadurecimento das pequenas ações que iniciamos há 5 anos e que hoje começam a ganhar força! Já temos o nosso projeto para o Vale do Ribeira, isso é fantástico!!!!!

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.




RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 gaza88 INDO666 RATU89 RATU89 GAZA88 GAZA88 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 RATU89 JUDI89 RATU89