Últimas Notícias

Congresso da ABES 2021: painel reúne ANA, Sabesp e Sanepar em debate sobre crise hídrica e os usos múltiplos da água

Josivan Cardoso Moreno, coordenador da Câmara Temática da ABES de Recursos Hídricos, moderou a discussão e Celia Regina Rennó, diretora nacional da entidade para a Região Sudeste participou como debatedora.

Por Equipe de Comunicação ABES

Um dos painéis do 31° Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental da ABES, desta segunda-feira, 18 de outubro, reuniu especialistas para discutir a “Crise hídrica e os usos múltiplos da água”.  Confira o álbum de fotos (oficial) aqui e do público aqui.

Josivan Cardoso Moreno, coordenador da Câmara Temática de Recursos Hídricos da ABES, moderou a discussão e Celia Regina Rennó, diretora nacional da ABES para a Região Sudeste participou como debatedora. Os palestrantes foram Patrick Thadeu Thomas, superintendente de Regulação de Usos de Recursos Hídricos da Agência Nacional das Águas e do Saneamento (ANA), Ricardo Borsari, diretor Metropolitano da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) ,e Julio Cesar Gonchoroski, diretor de Meio Ambiente e Ação Social da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar).

Patrick Thadeu Thomas ministrou a palestra “Atuação da ANA em situações de crise hídrica”. O especialista discorreu, entre outros tópicos, sobre regulação do uso dos recursos hídricos, usos construtivos e não construtivos de água, e ações para combater e evitar uma nova crise hídrica. O especialista afirmou que a entidade tomou decisões temporárias e criou regras para evitar novas crises.

“Estamos monitorando os sistemas hídricos do país, compartilhamos informações com os interessados de forma transparente visando garantir a segurança hídrica e o atendimento aos usos múltiplos com prioridade para o abastecimento humano”, destacou o representante da ANA.

O diretor da Sabesp, Ricardo Borsari, que participou de forma remota, falou sobre a atual situação hídrica na RMSP – Região Metropolitana do Estado de São Paulo. Durante sua apresentação, além de falar sobre as bacias do Alto Tietê, Guarapiranga e Cantareira, Borsari, assim como Patrick, Borsari também destacou ações para o combate às perdas de água e demandas dos recursos hídricos. “Estamos otimistas com as ações para combatermos a crise hídrica. Daqui para frente, vamos precisar de mais investimentos”, ressaltou.  

 

Por sua vez, o diretor da Sanepar, Julio Cesar Gonchoroski, apontou quais são os principais fatores da crise hídrica no Paraná. O palestrante falou sobre as ações tomadas nos reservatórios Passaúna e Iraí, emergências e protocolos de gestão de crise hídrica. “Teremos um período de seca no inverno de 2022 e poderemos ter uma nova crise hídrica. As soluções estão na natureza, fora isso não há futuro. Preservando a Serra do Mar, encontramos uma solução barata e inteligente”, pontuou.

Com o tema “Cidades Inteligentes conectadas com o saneamento e o meio ambiente: desafio dos novos tempos”, o mais importante evento de saneamento ambiental do Brasil acontece até esta quarta (20) presencialmente, no Expo Unimed, em Curitiba/PR, e online em plataforma digital. Para conferir a programação, acesse aqui.  

1 Comentário em Congresso da ABES 2021: painel reúne ANA, Sabesp e Sanepar em debate sobre crise hídrica e os usos múltiplos da água

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.




RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 gaza88 INDO666 RATU89 RATU89 GAZA88 GAZA88 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 RATU89 JUDI89 RATU89