Últimas Notícias

ABES Conecta: webinar aborda modelos de ordem de serviço para melhorias na gestão de ativos e na operação

O evento reuniu nesta terça (15) especialistas do setor de saneamento para discutir o tema e está disponível no canal da ABES no YouTube. 

Por Rhayana Araújo 

Na tarde desta terça-feira, 15 de junho, a ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental reuniu especialistas do setor de saneamento para debater o tema “Ordem de Serviço na Gestão de Ativos e na Operação” em webinar do programa ABES Conecta. A moderação do debate foi feita por Rita Cavaleiro de Ferreira, coordenadora do ProEESA (GIZ-MDR).

O webinar contou com os palestrantes Cesar Ramos, coordenador de Padronização de Materiais da Gerência de Metodologia Operacional – GMOP da Companhia do Saneamento do Paraná – Sanepar; Helena Alegre, diretora do Departamento de Hidráulica e Ambiente do Laboratório Nacional de Engenharia Civil – LNEC; e Rita Salgado Brito, doutoranda em Engenharia Civil e pesquisadora auxiliar no LNEC. Além disso, o encontro contou com a presença dos debatedores Onofre de Assis de Souza, diretor Comercial e de Operações na Empresa de Saneamento do Mato Grosso do Sul – Sanesul; e Elthon Teixeira, gerente de Sistemas de Abastecimento na Sanesul.

Cesar Ramos apresentou o funcionamento do sistema AS-E: Atendimento de Serviço Eletrônico, utilizado pela Sanepar nos trabalhos relacionados ao atendimento de serviços de campo, voltados para a redes de coleta de esgoto. “A Sanepar trabalha com o sistema desde a década de 80, quando era um formulário impresso. Desde 2010 a gente começou a informatização deste processo, aplicando em 100% da companhia e prestadores de serviços a partir de 2018. Temos cerca de 2 mil usuários diários utilizando o sistema”, afirmou Cesar.

Helena Alegre e Rita Salgado Brito apresentaram um manual solicitado pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos dos Açores, de Portugal, que indica as ordens de serviços como um instrumento importante para fazer uma melhor gestão de ativos. O manual aborda a elaboração, manutenção e uso de informação de cadastro e de ordens de serviço e as melhorias da qualidade das informações de base para a gestão patrimonial de infraestruturas.

Onofre de Assis de Souza e Elthon Teixeira contaram a experiência da Sanesul no processo de informatização das ordens de serviços, em 2014, e os resultados positivos obtidos por meio do processo.

Para assistir ao debate completo, clique aquiAs opiniões emitidas neste evento não exprimem, necessariamente, a visão da ABES.

ABES Conecta

Sucesso da associação, o programa ABES Conecta disponibiliza conteúdo qualificado em webinares gratuitos e cursos pagos sobre os temas mais relevantes do setor de saneamento e meio ambiente. Já são mais de 240 mil visualizações nas transmissões!

Clique aqui para conhecer nossas Câmaras Temáticas. Ainda não é um associado da ABES? Clique aqui e junte-se a nós!

As opiniões emitidas neste evento não exprimem, necessariamente, a visão da ABES.

 

 

2 Comentários em ABES Conecta: webinar aborda modelos de ordem de serviço para melhorias na gestão de ativos e na operação

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.




RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 gaza88 INDO666 RATU89 RATU89 GAZA88 GAZA88 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 RATU89 JUDI89 RATU89