Últimas Notícias

Diretor interamericano da DIRSA trará experiência da Colômbia para 14º Seminário Nacional de Resíduos Sólidos da ABES

Engenheiro Geovanis Arrieta Bernate será um dos palestrantes no I Painel Internacional de Resíduos Sólidos.

Por Jéssica Marques

Diretamente da Colômbia, o engenheiro sanitarista Geovanis Arrieta Bernate vai compartilhar as experiências no setor durante o 14º Seminário Nacional de Resíduos Sólidos da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES.

Bernate é o diretor interamericano (para o período 2018 -2022) da DIRSA, que é a Divisão de Resíduos Sólidos da Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental – AIDIS. O especialista será um dos convidados internacionais que fará parte do I Painel Internacional de Resíduos Sólidos, realizado online entre os dias 16 e 18 de março de 2021.

O evento é fruto de uma parceria entre a ABES e a DIRSA. As inscrições podem ser feitas no site do evento (acesse aqui). Na ocasião, os palestrantes abordarão o impacto da covid-19 no setor de resíduos sólidos na região da América Latina e Caribe, trazendo experiências e medidas aplicadas em relação à geração, coleta e tratamento de resíduos, regulação dos serviços, impacto na saúde dos trabalhadores do segmento e as consequências do processo na sociedade.

Na ocasião, Bernate falará sobre as diretrizes estabelecidas pelo governo colombiano com relação à gestão dos resíduos sólidos neste contexto de pandemia. Além disso, o palestrante vai falar sobre o impacto que a covid-19 está trazendo para a cidade de Bogotá.

“A gestão de resíduos sólidos é realizada através dos municípios, que são responsáveis por garantir a prestação de serviços de saneamento por empresas públicas, privadas e mistas, fornecendo um subsídio para o acesso ao serviço aos habitantes menos favorecidos (baixos rendimentos) dos níveis econômicos 1, 2 e 3”, detalha. 

O engenheiro sanitário é especialista em Gestão Integrada de Serviços Públicos Domésticos, Governo Municipal e Gestão de Projetos, com mestrado em Gestão Urbana. Possui mais de 25 anos de experiência nos setores público e privado, nas áreas de água potável e saneamento básico. Além de ser diretor da DIRSA, também é membro da Diretoria da Associação Colombiana de Engenharia Sanitária e Ambiental – ACODAL.

Confira a entrevista, na íntegra:

ABES Notícias – Quais são as suas expectativas em participar do I Painel Internacional de Resíduos Sólidos?

Geovanis Arrieta Bernate – Conhecer as experiências dos diferentes países da América Latina que foram convidados a respeito do impacto da covid-19 na gestão de resíduos sólidos urbanos.

ABES Notícias  – Em sua opinião, qual é a importância da realização deste evento?

Geovanis Arrieta Bernate – Conhecer os diferentes instrumentos de política pública nos diferentes países sobre o tratamento que foi dado à pandemia nas grandes cidades, além das diretrizes que foram estabelecidas para as empresas de coleta na gestão de resíduos sólidos urbanos.

ABES Notícias – Que contribuições sua participação trará para o evento?

Geovanis Arrieta Bernate – Detalhar as diretrizes estabelecidas pelo governo colombiano sobre gestão de resíduos sólidos no âmbito da pandemia e mostrar o impacto que a covid-19 teve na cidade de Bogotá.

ABES Notícias – Qual foi o impacto da pandemia do coronavírus na gestão de resíduos sólidos na Colômbia?

Geovanis Arrieta Bernate – A gestão dos resíduos sólidos urbanos por meio das empresas de coleta tem sido ativa, garantindo a prestação do serviço, enfrentando casos de contágio entre os diferentes operadores que realizam a atividade. Nos meses de abril, maio e junho, foi observada uma diminuição na geração de resíduos, associada ao fato de que a atividade comercial estava paralisada.

ABES Notícias – O que tem sido feito para a saúde dos trabalhadores que coletam os resíduos sólidos?

Geovanis Arrieta Bernate – Em casos de contágio, eles foram atendidos pelo Sistema Nacional de Saúde por meio das diferentes clínicas e hospitais, com prioridade, tendo em vista que este é um serviço público essencial.

ABES Notícias – Quais foram as principais medidas adotadas neste período na área de geração, coleta e tratamento de resíduos?

Geovanis Arrieta Bernate – A publicação de decretos, resoluções e circulares que se concentraram em garantir a gestão dos resíduos sólidos urbanos pelas empresas de coleta e apoiar, com recursos de crédito, a reativação econômica devido ao fato de que uma grande porcentagem dos habitantes de cada cidade ou município não poderia pagar o custo da prestação do serviço.

ABES Notícias – Como são geridos os resíduos sólidos na Colômbia?

Geovanis Arrieta Bernate – A gestão de resíduos sólidos é realizada através dos municípios, que são responsáveis por garantir a prestação de serviços de saneamento por empresas públicas, privadas e mistas, fornecendo um subsídio para o acesso ao serviço aos habitantes menos favorecidos (com baixa renda) dos níveis econômicos 1, 2 e 3.

ABES Notícias – Quais são as experiências mais bem sucedidas no setor de resíduos sólidos na Colômbia?

Geovanis Arrieta Bernate – As experiências mais bem sucedidas na prestação de serviços de coleta estão nas quatro principais cidades do país: Bogotá, Medellín, Cali e Barranquilla, nas quais, por meio de diferentes modelos de gestão de resíduos sólidos urbanos, é garantida uma prestação ótima do serviço.

ABES Notícias – De modo geral, o que poderia ser feito para melhorar o sistema de resíduos sólidos da Colômbia, em sua avaliação?

Geovanis Arrieta Bernate – O desenvolvimento e estabelecimento de políticas públicas que consolidam um modelo de economia circular, onde o uso de resíduos sólidos urbanos é uma atividade obrigatória.

4 Comentários em Diretor interamericano da DIRSA trará experiência da Colômbia para 14º Seminário Nacional de Resíduos Sólidos da ABES

  1. For the reason that the admin of this site is working no uncertainty very quickly it will be renowned due to its quality contents.

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.