Últimas Notícias

ABES Conecta: Seção Amazonas discute sepultamentos em tempos da pandemia

Transmissão online contou com a presença de especialistas da saúde e da engenharia, que abordaram o tema do ponto de vista sanitário, ambiental e psicossocial.

Por Clara Zaim

Nesta segunda-feira, 8 de junho, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental- ABES Seção Amazonas (ABES-AM) promoveu um webinar no programa ABES Conecta sobre o tema “Sepultamentos em tempos da pandemia de Covid-19: um olhar sanitário, ambiental e psicossocial”.

O debate online reuniu Conceição Maria de Oliveira, bacharel em Ciências Biológicas e chefe do Setor de Informação em Saúde da Vigilância da Secretaria Municipal de Saúde de Recife/PE; Paulo Ricardo Rocha Farias, engenheiro agrônomo, secretário Municipal de Limpeza Urbana da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana de Manaus-AM;  e Maria Helena Pereira Franco, psicóloga e professora titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) no Programa de Estudos Pós-graduados em Psicologia Clínica. A moderação foi de Rainier Pedraça de Azevedo, Presidente da Seção Amazonas da ABES e coordenador da Câmara Temática de Saúde Ambiental. Clique aqui para assistir o webinar na íntegra.

Conceição Maria de Oliveira, que participou da elaboração de uma publicação recente do Ministério da Saúde sobre o procedimento recomendado para o manejo de corpos no contexto do novo coronavírus, detalhou o conteúdo do trabalho desenvolvido. Ela informou que a nota técnica foi padronizada com a Organização Mundial da Saúde (OMS), considerando o manejo de corpos pelos profissionais de saúde, serviço funerário e cemitérios. “Foi muito difícil criar a nota do protocolo pensando na transmissão da doença e na dor dos enlutados”, salientou Conceição Maria.

Paulo Farias fez uma apresentação com uma abordagem sanitária e ambiental sobre cemitérios e estratégias de sepultamentos coletivos em trincheiras no pico da pandemia em Manaus, que soma 1.466 óbitos (até 7 de junho) pela doença. Entre as ações estão: locação de caminhões frigoríficos para regularizar o fluxo no cemitério, abertura de cova com escavação contínua, cova rastreada, cremação gratuita e apoio da Guarda Municipal, do Manaus Trans e da Polícia Militar. O especialistas destacou a importância dos profissionais que estão atuando na linha de frente no combate à covid-19 tanto para quem enfrenta a doença como para quem está sendo sepultado. “São pessoas que toda a sociedade possui uma dívida de gratidão pelo esforço que vem sendo feito”, enfatizou.

A psicóloga e professora Maria Helena Pereira Franco refletiu sobre questões que envolvem a morte. Segundo ela, a perda de alguém que se ama desorganiza quem fica e impõe a esta pessoa uma nova vida. A psicóloga explicou que os rituais do último adeus são uma marca forte nas mais diferentes culturas e que talvez por isso, neste cenário de coronavírus, seja tão difícil aceitar que os seus partam sem passar por este importante rito. “Os velórios estão sendo realizados sem a permissão de despedida”, sublinhou.

A especialista lembrou que um dos grandes desafios enfrentados por cada enlutado e profissional da linha de frente contra a pandemia é o cuidado com a saúde mental. “Deve- se permitir um momento de descanso, buscar soluções criativas e de cuidado com o próximo”, reiterou. “O luto é uma forma de se relacionar com alguém que foi importante para nós. Os enlutados podem criar novos rituais para externar a sua emoção e manter viva a memória do seu ente querido”, concluiu, sensibilizando o público que interagia no chat durante a apresentação.

Rainier Pedraça de Azevedo finalizou o debate destacando a importância do tema. “O Brasil registra um espantoso número de mortes nessa crise gerada pela pandemia que é uma das maiores vivenciadas pelo país. Agradeço pela realização desse webinar que abordou um tema tão relevante. A união do setor de saneamento é muito importante para a saúde pública”, reforçou o Presidente da ABES-AM.

O programa ABES Conecta, que disponibiliza conteúdo qualificado em webinares gratuitos e cursos pagos sobre os temas mais relevantes do setor de saneamento ambiental e saúde, já conta com mais de 40 mil visualizações em suas transmissões online por profissionais e estudantes do setor. 

Clique Aqui para conhecer nossas Câmaras Técnicas. 

Ainda não é um associado da ABES? Clique aqui e junte-se a nós! 

As opiniões emitidas neste evento não exprimem, necessariamente, a visão da ABES


3 Comentários em ABES Conecta: Seção Amazonas discute sepultamentos em tempos da pandemia

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.