Últimas Notícias

Ciclo de debates “Desafios do Saneamento Ambiental” chega ao Distrito Federal

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES – Diretoria Nacional  e a ABES/DF promoveram nesta quarta-feira, dia 13 de setembro, mais um encontro do Ciclo de Debates “Desafios do Saneamento Ambiental no Brasil”. Esta foi a vez do Distrito Federal receber o evento. Realizado no auditório do CREA/DF, o encontro contou um público de aproximadamente 30 pessoas e a presença dos presidentes Lúcio Henrique Bandeira, da ABES/RJ, e Aroldo Ferreira Galvão, ABES/MS, que assistiram à palestra ministrada pelo presidente nacional da ABES, Roberval Tavares de Souza, acerca dos 10 anos da Lei de Saneamento, Saneamento na Região Centro-Oeste e no DF, além do tema “Saneamento Público ou Privado”.

O presidente apresentou também o estudo da ABES  “Situação do Saneamento Básico no Brasil – uma análise com base na PNAD 2015”, sobre os serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário, coleta de lixo e filtro de água no Brasil, em um comparativo 2014/2015. Todas as informações têm como base a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), anualmente.

Para o presidente da ABES, Roberval Tavares, a maior dificuldade encontrada no saneamento é a falta de gestão e que o controle social é de suma importância para a fiscalização. “Os acertos da lei foram enormes, nós não utilizamos da lei em sua plenitude, apenas 30% dos nossos municípios tem plano municipal de saneamento, portanto a peça central é o Plano Municipal. Nós precisamos apresentar para sociedade e convencê-la dos benefícios que a cultura pelo saneamento pode proporcionar. Sendo Brasília 22ª cidade visitada nesse ciclo de debates, afirmo que todas as ideias e apontamentos levantados em todo o Brasil serão considerados e apresentados durante o Congresso ABES FENASAN 2017 – o maior encontro de Saneamento Ambiental das Américas, de 02 a 06 de outubro de 2017, em São Paulo/SP”, finalizou.

O presidente da ABES-DF, João João Marcos Almeida, saudou a iniciativa. “É com muita satisfação que recebemos nosso presidente nacional, Roberval Tavares de Souza, e os presidentes da ABES-RJ e ABES-MS. A apresentação foi excelente e os debates de altíssimo nível, o que muito nos une e nos encoraja ainda mais na busca da universalização dos serviços públicos de saneamento.”

O Ciclo de Debates já passou por Manaus/AM, Goiânia/GO, Curitiba/PR, Porto Alegre/RS, Boa Vista/RR, Vitória/ES, Natal/RN, Recife/PE, São Paulo/SP, Belém/PA, Macapá/AP, Mato Grosso/MT, Florianópolis/SC, Rio de Janeiro/RJ, João Pessoa/PB, Belo Horizonte/MG, Palmas/TO, Aracaju/SE, Campo Grande/MS, Fortaleza/CE, Teresina/PI e Brasília/DF.

Os próximos encontros serão realizados em Maceió/AL, dia 18 de setembro (veja aqui), e Salvador/BA, no dia 19 (saiba mais aqui)

 

 

5 Comentários em Ciclo de debates “Desafios do Saneamento Ambiental” chega ao Distrito Federal

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.




RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 gaza88 INDO666 RATU89 RATU89 GAZA88 GAZA88 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 RATU89 JUDI89 RATU89