Últimas Notícias

Congresso Assemae: diretor nacional da ABES e associado da ABES-SP participam de debate sobre relação entre saneamento, proteção dos mananciais e consciência ambiental

Foto: Elis Regina Oliveira

Na segunda-feira, dia 19, a ABES participou do painel especial “Relação entre saneamento, proteção dos mananciais e consciência ambiental” no  47º Congresso Nacional de Saneamento da Assemae. Sérgio Gonçalves, membro da Diretoria Nacional da ABES, diretor do Departamento de Recursos Hídricos e Secretário Substituto de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente, que representou o órgão na ocasião, e Fernando Cintra Mortara, coordenador executivo da Câmara Técnica de Recursos Hídricos da ABES-SP, foram palestrantes do painel coordenado por João Francisco Lima Neto, presidente da Assemae Regional Nordeste II e Diretor do SAAE de Campo Maior (PI).

Fernando Mortara discorreu sobre boas práticas, companhias estaduais, empresas municipais e autarquias. Destacou o que ocorreu no seminário da ABES sobre os “Desafios de Regulação”. Também mostrou que os investimentos giram na ordem de 1% a 3%, o que não é representativo. “Cada vez mais há espaço para que se inclua nas tarifas algum direcionamento de recursos para a preservação de mananciais. A água é a principal matéria prima, o maior meio de faturamento e preocupação das empresas de saneamento”, ressaltou.

Fernando Mortara, membro da CTRH da ABES-SP Foto: divulgação/Assemae

Uma das provocações mais interessantes que fez foi sobre a inclusão da preservação de mananciais nos Planos Municipais de Saneamento básico. “Não é uma exigência da Lei 11.445/2007, mas tem que ser vista como uma atribuição de estudo desses planos.”

Ele frisou que a pulverização existente hoje no Gerenciamento Institucional do Setor de Saneamento não permite que haja uma cooperação mais adequada, técnica e multidisciplinar. “Necessita envolver técnicos das áreas de saneamento, de direito e de meio ambiente para dar suporte aos municípios que não têm condições técnicas de contratar um bom plano de saneamento; estudos sobre mananciais e áreas degradadas. A centralização da condução do setor de saneamento é uma questão de Estado que deve auxiliar no caminho para atingirmos melhores indicadores no Brasil.

O presidente da Sociedade Anônima de Água e Esgoto do Crato (SAAEC/ CE), José Yarley de Brito Gonçalves, iniciou o painel explanando sobre a importância das bacias hidrográficas. Segundo ele, deve haver um plano de oferta para monitorar os reservatórios, de forma descentralizada e participativa.

Sérgio Gonçalves, diretor nacional da ABES

Sérgio Antônio Gonçalves informou que a Secretaria de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente está monitorando os recursos hídricos e traçou planos para atender as demandas das bacias hidrográficas. Por fim, ressaltou o importante papel da Assemae no processo de difusão do tema junto aos municípios.

“Estive ao lado de diretores de Secretarias do Ministério do Meio Ambiente e representantes da ANA, entre eles, Volnei Zanardi Júnior, ex-presidente do Ibama. A experiência de participar desse evento e trocar ideias foi muito boa”, afirma Fernando Mortara.

34 Comentários em Congresso Assemae: diretor nacional da ABES e associado da ABES-SP participam de debate sobre relação entre saneamento, proteção dos mananciais e consciência ambiental

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.




RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 gaza88 INDO666 RATU89 RATU89 GAZA88 GAZA88 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 RATU89 JUDI89 RATU89