Últimas Notícias

3° Seminário Nacional ETEs Sustentáveis:  convidados falam sobre o esgoto que chega às estações de tratamento  

O evento reuniu especialistas de destaque na área para debater características, problemas associados e perspectivas para o tratamento sustentável do esgoto. O encontro acontece online, por meio do programa ABES Conecta, com transmissão ao vivo pelo canal da Associação no YouTube. 

Por Nely Ramos

No primeiro painel do 3° Seminário Nacional de Estações Sustentáveis de Tratamento de Esgoto: contribuições do INCT ETEs Sustentáveis para o setor de saneamento, nesta quinta-feira, 12 de agosto, especialistas discutiram o tema “O esgoto que chega em nossas ETEs: Características, problemas associados e perspectivas para o seu tratamento sustentável”. O evento é realizado online pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES e pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estações Sustentáveis de Tratamento de Esgoto (INCT ETEs Sustentáveis).

O debate teve como moderadora Lourdinha Florencio, Professora Titular do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O painel reuniu os especialistas: Saulo Nonato, coordenador operacional da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA); Fabricio Motteran, professor adjunto do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Cesar Mota, professor adjunto no Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e subcoordenador do INCT-ETEs Sustentáveis; e Miguel Mansur Aisse, professor aposentado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).  

O evento foi realizado online, por meio do programa ABES Conecta, com transmissão ao vivo pelo canal da Associação no YouTube. Para assistir o debate completo acesse aqui. 

Na primeira palestra do painel, que abordou o tema “Caracterização quantitativa e qualitativa do esgoto”, Saulo Nonato comentou sobre o descarte de óleos, graxas e papéis sanitários no sistema de esgoto e os impactos que eles causam, a importância de boas práticas junto à população e conscientização quanto ao descarte correto e gerenciamento desses resíduos. O professor Fabricio Motteran deu continuidade à apresentação destacando os fármacos, desreguladores endócrinos e produtos de cuidado pessoal, explicando o impacto negativo que eles geram à biota aquática quando o descarte é feito de maneira errada. 

Na segunda palestra do painel, que tratou do tema “Impactos do lançamento de contribuições não domésticas em ETEs”, o especialista Cesar Mota falou sobre o descarte da matéria orgânica dos banheiros químicos e a necessidade de legislação mais especifica com relação a ela e sobre os lodos gerados pelas ETAs, seu impacto no meio ambiente, as principais preocupações do descarte do lodo de ETAs em ETEs e seus pontos positivos e negativos. e o professor Miguel Mansur Aisse concluiu a apresentação comentando sobre lodo de tanque séptico e suas características, impactos do lançamento em ETEs, seu descarte irregular e a falta de critérios claros para o recebimento desse tipo de lodo nas estações de tratamento. Falou também sobre lixiviado, suas diretrizes legais e composição em ETEs, seus benefícios e os pontos de atenção. 

O Seminário apresenta os resultados das pesquisas desenvolvidas no âmbito do INCT ETEs Sustentáveis, que originaram 50 notas técnicas, as quais foram agrupadas em 5 coletâneas de acordo com a temática, a fim de apresentar de forma consolidada e integrada o conteúdo produzido. As coletâneas de notas técnicas serão publicadas em edições especiais na Revista Engenharia Sanitária e Ambiental, denominadas Cadernos Técnicos. O primeiro caderno foi lançado na abertura do evento e está disponível aqui.

“Eu gostaria de agradecer e reforçar alguns conceitos. Agradeço por compartilhar com vocês esse momento importante”, disse o professor Miguel Aisse, ao final da palestra. “A ABES está abrindo as portas para esses números especiais permitindo que a gente e, principalmente, os nossos alunos qualificados, mestrandos e doutorandos possam escrever e contabilizar essa produção”, ressaltou o professor em seu agradecimento estendido “ao velho Prosab de guerra e ao INCT, mais recentemente, mostrando como são importantes essas políticas públicas para o tema de saneamento, tão carente”.

O convidado também exaltou a composição do painel. “Elogiar essa mesa é exemplo do clássico, do desejado e do revelado convívio universidade e empresa. Está o Saulo representante de empresa pública, Fabrício, Miguel, Lourdinha e Cézar, representantes de universidade. Quem disse que não dá certo? Quem disse que a universidade não dá retorno ás demandas da empresa? Quem disse que a empresa não confia na universidade?”, enfatizou o especialista. “Parabéns! E que esses exemplos, essas palavras chaves, esses planos de trabalho sigam por muitos anos para benefícios dos brasileiros”, concluiu Miguel Mansur, professor aposentado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Confira o primeiro caderno técnico da Revista ESA sobre esgotamento sanitário, fruto da parceria entre a publicação da ABES e o INCT ETEs Sustentáveis, lançado durante a abertura do seminário. Acesse AQUI.

Para saber mais sobre o evento e acessar a programação completa, clique AQUI.

Confira aqui os currículos dos palestrantes.

ABES Conecta 

Sucesso da Associação, o programa ABES Conecta disponibiliza conteúdo qualificado em webinares gratuitos e cursos pagos sobre os temas mais relevantes do setor de saneamento e meio ambiente. Já são mais de 280 mil visualizações nas transmissões! 

Clique aqui para conhecer nossas Câmaras Temáticas.

Ainda não é um associado da ABES? Clique aqui e junte-se a nós!  

As opiniões emitidas neste evento não exprimem, necessariamente, a visão da ABES. 

1 Comentário em 3° Seminário Nacional ETEs Sustentáveis:  convidados falam sobre o esgoto que chega às estações de tratamento  

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.




RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 gaza88 INDO666 RATU89 RATU89 GAZA88 GAZA88 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 RATU89 JUDI89 RATU89