Últimas Notícias

1° Congresso Internacional de Resíduos: com participação do Peru, debate sobre gestão de resíduos e logística reversa encerra segundo dia do evento

Realizado pela ABES em parceria com a FESPSP, o evento é a combinação do 16º Seminário Nacional de Resíduos Sólidos e o IV Simpósio Internacional de Resíduos de Saúde.

Uma discussão sobre Gestão de Resíduos Sólidos e Logística Reversa marcou o encerramento do segundo dia do 1° Congresso Internacional de Resíduos Sólidos, nesta quarta-feira, 8 de maio. O evento é promovido pela Associação de Brasileira de Engenharia Sanitária Ambiental – ABES, por meio de sua Câmara Temática de Resíduos Sólidos, em parceria com a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), na cidade de São Paulo.

Realizado em formato híbrido (presencialmente na FESPSP, na capital paulista, e online, em plataforma digital exclusiva, o evento é a combinação do 16º Seminário Nacional de Resíduos Sólidos e o IV Simpósio Internacional de Resíduos de Saúde. O tema central desta primeira edição é “Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos: Construindo Cidades Inteligentes”, o encontro conta com a participação de alguns dos maiores especialistas do setor. 


O Painel VIII foi moderado por Flavia Burmeister Martins, auditora de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul e membro do Conselho Deliberativo da ABES-RS. Para aprofundar o tema, Wanda Gunther, professora da Faculdade de Saúde Pública – USP, atuou como debatedora junto aos palestrantes convidados Marcos Alegre Chang, consultor internacional en Economía Circular, Producción Más Limpia; Huellas Políticas y Programas de Residuos Sólidos e Director da DIRSA -División Técnica de AIDIS (Peru), Luis Carlos Busato, coordenador da ABNT CEE 246 – Gestão de Resíduos Sólidos e Logística Reversa, Alice Libânia, diretora de Gestão de Resíduos e da Qualidade Ambiental da Fundação Estadual do Meio Ambiente – FEAM, Roberto Rocha, presidente da Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis – ANCAT, e Tiago Görski Lacerda, prefeito de Santiago/RS.

Partindo de um panorama dos resíduos na América Latina, os especialistas abordaram a gestão de resíduos sólidos e logística reversa, incluindo uma análise da Norma ABNT NBR 17100-1 (classificação de resíduos). Também foram pautas a experiência de Minas Gerais e do Rio Grande do Sul – que enfrenta um dos maiores desastres ambientais de sua história com as fortes chuvas que atingem todo o estado – e a participação dos Catadores como atores da economia circular.

O congresso conta com o patrocínio da Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea, Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp), UTD Suzano, AST – Serviços, Soluções e Tecnologia em Meio Ambiente e Envex – Engenharia e Consultoria, além do apoio da Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental (AIDIS).

Confira o álbum de fotos do evento.

Confira a programação aqui

O 1º Congresso Internacional de Resíduos Sólidos ficará disponível para acesso dos inscritos por três meses após seu término.

RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 INDO666 GAZA88 RATU89 JUDI89 INDO666 GAZA88 GAZA88 GAZA88 https://smyrnahome.org/about-smyrna/ https://lanella.com.au/about-us/ https://pureza.com.ar/molienda/ https://econsultoria.net/blog/ https://woocommerce.fast.com.ph/ https://www.abes-dn.org.br/contato/ https://pastas.pureza.com.ar/contacto/ https://www.sitfoundation.org/reginalcenter/ https://totaengsoft.sitfoundation.org/